06/09/2023 16h49 - Atualizado em 06/09/2023 17h16

Funcultura: acervo histórico dá origem a obra que reúne memórias da escravidão e da luta pela liberdade no sul do estado

Na última sexta-feira (1º) o e-book teve pré-lançamento em duas escolas da rede pública (Foto: Luan Volpato)

Em 2022, foi iniciado no município de Itapemirim o minucioso tratamento arquivístico de parte do acervo da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo. O trabalho culminou na produção de um catálogo sobre os principais lugares de memória da escravidão e da luta pela liberdade no sul da Província do Espírito Santo (denominação utilizada antes de se tornar um estado).

Com lançamento oficial marcado para esta quinta-feira (07), às 18h, durante sessão solene na Câmara Municipal de Itapemirim, o livro digital “Catálogo Seletivo dos Lugares de Memória da Escravidão no Baixo Itapemirim” é fruto desse trabalho, que envolveu cerca de um ano de atividades com uma equipe formada por quatro pesquisadores e dois estagiários.

Foram analisados os livros de tombo do século XIX, juntamente com os livros de batismos e de óbitos de escravizados, totalizando sete livros do acervo – juntos, possuem cerca de 1.700 páginas.

O e-book, que contém informações do acervo especificamente relacionadas ao período da escravatura, teve pré-lançamento na última sexta-feira (1º), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria da Glória Nunes Nemer, em Marataízes, e na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Graúna, no quilombo de mesmo nome, em Itapemirim.

Genildo Coelho Hautequestt Filho e Laryssa Machado durante o pré-lançamento (Foto: Luan Volpato)Genildo Coelho Hautequestt Filho e Laryssa Machado durante o pré-lançamento (Foto: Luan Volpato)

Nas duas ocasiões, foram realizadas oficinas com os professores, para que pudessem conhecer o catálogo e aprender a manuseá-lo. Nessas oficinas também foram destacadas as descobertas no acervo feitas pela equipe. Um ponto especial foi a apresentação do mapeamento dos lugares de memória da escravidão.

Um dos integrantes da equipe de pesquisadores é o arquiteto e professor Genildo Coelho Hautequestt Filho. “A pesquisa no acervo de documentos da paróquia nos permitiu mapear os lugares de memória da escravidão em todo o baixo vale do rio Itapemirim. Quando falamos em memória, não destacamos apenas os lugares das dores da escravidão, mas também os lugares da resistência a essa tragédia brasileira que não pode ser esquecida”, afirma Genildo.

Historiadora e professora, Laryssa Machado, acrescenta que os documentos eclesiásticos são fontes históricas ricas e, no caso específico de pesquisas sobre a escravidão, são ainda mais importantes, considerando que são poucos os relatos que trazem os cativos como protagonistas.

A produção do livro contou ainda com os trabalhos do historiador Lucas Machado e do arquivista Marcello França Furtado e, a partir da sexta-feira (08), o e-book estará disponível para acesso nos sites www.afci.site e www.studioinovararquitetura.com.br.

O projeto é realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), e conta também com apoio da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense e do Estúdio de Arquitetura Inovar.

Genildo Coelho Hautequestt Filho, Laryssa Machado e Lucas Machado (Foto: Luan Volpato)Genildo Coelho Hautequestt Filho, Laryssa Machado e Lucas Machado (Foto: Luan Volpato)

Serviço:

Lançamento do e-book “Catálogo Seletivo dos Lugares de Memória da Escravidão no Baixo Itapemirim”

Quando: 07/09 (quinta-feira)

Horário: às 18h

Local: Câmara Municipal de Itapemirim, Rua Adiles André Leal, Serramar, Itapemirim

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br