01/12/2021 14h03

Folia de Reis é tema do terceiro episódio da websérie ‘Griôs de Goiabeiras’

Lançamento será nesta quarta-feira (1º) em transmissão ao vivo do site Imacultural.

Comemorado em várias partes do mundo, o gesto dos três reis magos do Oriente de celebrar a chegada do menino Jesus inspira as tradições populares de Goiabeiras Velhas, em Vitória. O berço da panela de barro também é o quintal da Folia de Reis, uma das manifestações culturais tradicionais da comunidade que mantém suas raízes fortes para preservar seu jeito de ser alegre comunitário e solidário.

“Folia de Reis” é o tema do terceiro episódio da websérie “Griôs de Goiabeiras”. O lançamento será, nesta quarta-feira (1º), às 19h, por meio de transmissão on-line, ao vivo, pelo site https://imacultural.org.br/ do Instituto Marlin Azul (IMA).

A série de documentários foi selecionada pelo Edital “Cultura Digital” (Apoio à Produção de Conteúdos Digitais no Estado do Espírito Santo), viabilizado pela Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei Aldir Blanc, e o apoio da Secretaria Especial da Cultura e o Ministério do Turismo. A realização é do Instituto Marlin Azul em parceria com a Banda de Congo Panela de Barro de Goiabeiras.

Projeto audiovisual comunitário

Griôs de Goiabeiras” é um projeto audiovisual comunitário cujo objetivo é contribuir para o fortalecimento da identidade cultural e das tradições centenárias e registrar a memória coletiva e os laços de vizinhança construídos de geração em geração a partir das relações de convivência, afeto e colaboração.

O primeiro episódio, “É da Mão de Quem? Paneleiras”, foi lançado no dia 17 de novembro. Na última quarta-feira (24), foi a vez da apresentação do “Congo”, segundo episódio. Nesta quarta-feira será o lançamento do terceiro episódio “Folia de Reis”. O cronograma da websérie prevê a apresentação de mais dois episódios: “Cantadeiras de Roda”, na próxima quarta-feira (08) e “Manguezal” no próximo dia 15 de dezembro. O público pode acompanhar os episódios por meio do site https://imacultural.org.br/.

Websérie “Griôs de Goiabeiras”

Data: 17 de novembro (quarta-feira), às 19h

Onde: transmissão ao vivo pelo site imacultural.org.br

1º Episódio (17/11), 19h

Griôs de Goiabeiras – Paneleiras

Sinopse: Ao modelarem o barro, paneleiras tradicionais de quintal dão vazão às águas profundas da memória e do afeto e revelam, em cada gesto, o conhecimento da arte de fazer panelas em Goiabeiras.

2º Episódio (24/11), 19h

Griôs de Goiabeiras – Congo

Sinopse: Para louvar São Benedito e pelo prazer do encontro, Griôs de Goiabeiras recriam, em tempos de pandemia, a tradicional festa do Congo, celebrada pela comunidade em 25 de dezembro. Fala, Mestre! Fala, Mestra!

3º Episódio (1º/12), 19h

Griôs de Goiabeiras – Folia de Reis

Sinopse:  De casa em casa, dia 6 de janeiro, a visita da bandeira da Folia de Reis simboliza benção às famílias da comunidade de Goiabeiras Velha, em festa tradicional de devoção aos Três Reis Magos.

4º Episódio (08/12), 19h

Griôs de Goiabeiras – Cantadeiras de Roda

Sinopse: Guardiãs das cantigas de roda, toadas do congo e da folia de reis, as Cantadeiras mantêm as tradições, garantidas na memória oral, na força das palavras e nos mais vigorosos laços de amizade e afeto.

5º Episódio (15/12),19h

Griôs de Goiabeiras – Manguezal

Sinopse: Para os filhos de Goiabeiras Velha, o manguezal oferece o alimento para o corpo e para a alma.

Mais informações:

Simony Leite Siqueira