Final de semana será de Festa de São Benedito das Piabas na comunidade de Barreiras
![](/Media/Secult/_Profiles/c4d8c6e6/4fe9c4e9/Apoena%20Medeiros.jpg?v=638720391055246360)
A comunidade de Barreiras, em Conceição da Barra, extremo litoral norte do Espírito Santo, será palco da tradicional Festa de São Benedito das Piabas, realizada pela Associação de Folclore de Conceição da Barra. O evento começa nesta sexta-feira (10) e vai até o domingo (12). A programação contará com diversas apresentações de grupos folclóricos, como os de Reis de Bois, Jongo, Pastorinhas e Ticumbi, além de missa e forró.
A abertura será na sexta-feira (10), às 18 horas, quando haverá as apresentações dos Reis de Boi de Mestre Nilo, Mestre Euclides, Mestre Dito, Mestre Nenê e Mestre Antônio da Conceição. A programação do sábado (11) conta com apresentação de forró, às 21 horas, no bar do Dito. No domingo (12), último dia da festa em Barreiras, o evento começa com a missa a São Benedito das Piabas, às 10 horas, na igreja de São Benedito. Em seguida, haverá Ticumbi de São Benedito, do Mestre Berto. A parte da manhã termina com o Jongo Mirim de Nossa Senhora Aparecida, da Mestra Antônia, às 12h30.
A programação da tarde inicia às 13h, com o Jongo de São Bartolomeu, do Mestre Juscelino Tatu. A apresentação de grupos de Jongo prossegue até as 15 horas, com os jongos de São Cosme e Damião, de Mestra Osmara; Santa’Ana, de Mestra Maria Amélia; São Benedito das Piabas, de Mestre Santo Reis; Nossa Senhora Aparecida, de Mestre Douglas. O evento em Barreiras termina às 15h30, com as Pastorinhas, da Mestra Dária Bobbio.
Segundo o cientista social Jefferson Gonçalves, que é secretário da Associação de Folclore, o Reis de Boi é semelhante à Folia de Reis, pois ambos anunciam o nascimento do Menino Jesus. Uma das diferenças, afirma, é que o Reis de Boi tem a figura mítica do Boi, presente tanto na cultura do continente africano quanto do europeu. Além disso, se assemelha ao Bumba Meu Boi, do Maranhão, que também tem a morte e ressurreição do boi.
O Reis de Boi traz figuras fantásticas, como o lobisomem, e personagens da fauna local, como o tatu. Na comunidade de Barreiras, as apresentações do Reis de Boi iniciam com a parte religiosa, na Igreja de São Benedito. Em seguida, os grupos percorrem as casas. O Jongo é uma dança de roda com tambores e reco-reco, esse último também chamado de Canzá. Os instrumentos são tocados pelos homens, que também tiram os versos e as mulheres dançam na roda.
O Jongo influencia em outras manifestações culturais de Conceição da Barra, já que, segundo Jefferson Gonçalves, alguns passos das danças na roda foram incorporados pelos casais no forró de Itaúnas. As Pastorinhas, que encerram a programação da Festa de São Benedito das Piabas em Barreiras, também anunciam o nascimento do Menino Jesus. Para isso, fazem uma coreografia com cestas e arcos de flores na porta da igreja de São Benedito.
A Festa de São Benedito das Piabas faz parte do Encontro dos Grupos Folclóricos de Conceição da Barra, Festa de São Benedito e São Sebastião 2025. É um projeto da Associação de Folclore de Conceição da Barra, realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Conta ainda com patrocínio da Suzano e apoio da Prefeitura de Conceição da Barra e da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / maes.comunicacao@secult.es.gov.br