Filmes raros de folclore capixaba são relançados pelo projeto Acervo Capixaba
O projeto Acervo Capixaba – Imagens do Folclore, realizado pela Pique-Bandeira Filmes, restaurou dois filmes históricos que registram algumas das mais antigas imagens em movimento da cultura popular do Espírito Santo: Puxada do Mastro (Serra), de 1949, e Alardo e Ticumbi, de 1950. As obras, digitalizadas a partir de acervos originais, estão sendo exibidas em diferentes festas tradicionais no Estado. A próxima exibição será nesta terça-feira (30), a partir das 19h, no Ensaio Geral do Ticumbi, em Conceição da Barra, e no dia 17 de janeiro, na Festa de São Benedito e São Sebastião, em Itaúnas, às 18h.
O projeto Acervo Capixaba, responsável pela restauração, é uma produção da Pique-Bandeira Filmes, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Governo Federal.
As obras restauradas integram uma coleção de nove filmes produzidos nas décadas de 1940 e 1950 pela Comissão Espírito-Santense de Folclore, sob coordenação do pesquisador Guilherme Santos Neves (1906-1989). As imagens foram captadas pelos cinegrafistas Vitório Busato, responsável por Alardo e Ticumbi, e Luiz Edmundo Malizek, que registrou a festa de São Benedito na Serra. Os filmes ficaram mais de 25 anos sem serem exibidos e foram reencontrados pelo pesquisador Vitor Graize com a família de Santos Neves.
Puxada do Mastro (Serra), filmado em 1949, tem 11 minutos, em preto e branco e sem som direto. Mostra a preparação e a puxada do mastro pelo navio Palermo, bandas de congo e a movimentação em torno da imagem de São Benedito na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Serra Sede. Já Alardo e Ticumbi, registrado em cores no início de 1950, reúne cenas do Alardo de São Sebastião e do Baile de Congo de São Benedito de Conceição da Barra conhecido como Ticumbi, ambos gravados nas imediações da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Serviço:
30 de dezembro de 2025, a partir de 19h
Exibição do filme Alardo e Ticumbi
Ensaio Geral do Baile de Congo de São Benedito (Ticumbi)
Comunidade Córrego do Alexandre, Conceição da Barra
17 de janeiro de 2026, às 18h
Exibição do filme Alardo e Ticumbi
Festa de São Sebastião e São Benedito
Parede da Igreja de São Sebastião, Itaúnas, Conceição da Barra
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br