Filme ‘Terreno Baldio’ estreia nesta quinta-feira (29) na GOLD
Em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, a Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (GOLD), localizada no Centro de Vitória, preparou uma programação especial para esta quinta-feira (29), a partir das 19h. O espaço vai realizar a estreia do curta ‘Terreno Baldio’, a exibição do clipe “Dia do Pagamento”, da artista Afronta, e para finalizar a noite haverá o Bailinho Trans.
O filme e o clipe foram realizados com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio de edital da Secretária da Cultura (Secult).
A noite será aberta com a estreia do filme “Terreno Baldio”, dirigido por Tati Rabelo e Rodrigo Linhales, que tem como protagonista a travesti Royce LuRoyce Luckessy e conta com a participação da ativista Deborah Sabará. A filmagem reafirma a potência das narrativas trans e travestis no audiovisual e marca, de forma simbólica e política, a ocupação desses corpos no cinema, na arte e na memória coletiva.
Na sequência, será exibido o clipe “Dia do Pagamento”, da artista Afronta, que amplia esse gesto artístico de denúncia, afirmação e enfrentamento, conectando imagem, som e palavra às realidades que atravessam corpos trans e trajetórias. Encerrando a programação, o Bailinho Trans acontece na Casa GOLD, espaço localizado ao lado da sede da associação, transformando a noite em celebração, afeto e resistência.
Sinopse de Terreno Baldio
O curta-metragem aborda um tema urgente protagonizado por uma heroína, TRANS periférica e trabalhadora, que se vê em uma situação limítrofe e mortal. A vida lhe impõe um teste de sobrevivência fruto de uma sociedade doente, mas essa história tem um final inesperado.
Dia nacional da visibilidade trans
O Dia Nacional da Visibilidade Trans é comemorado no dia 29 de janeiro, e celebra, desde 2004, o orgulho, a existência, a conscientização e a resistência da comunidade trans e travesti, dentro do movimento LGBTQIA+ no Brasil.
Em 29 de janeiro de 2004, um grupo de ativistas transgênero foi ao Congresso Nacional, para se manifestar em favor da campanha Travesti e Respeito, em um ato político de afirmação da diversidade de identidade de gênero, no país.[5] A campanha, de âmbito nacional, foi elaborada por lideranças do movimento social de pessoas trans, em parceria com o Programa Nacional de IST e Aids do Ministério da Saúde. O lançamento da campanha constituiu um marco na luta pelo reconhecimento e pela igualdade de direitos transgêneros no Brasil.
Serviço:
Exibição de curta-metragem e clipe
Data: 29/01 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Associação GOLD – Avenida Presidente Florentino Avidos, Edifício Alexandre Buaiz, Centro, Vitória – Sala 805
Entrada gratuita
Bailinho Trans
Data: 29/01 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Casa GOLD – Edifício Murad, nº 492, Avenida Presidente Florentino Avidos, Centro, Vitória
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br