Filme sobre violência doméstica será exibido em 17 cidades do Espírito Santo
.jpg?v=638942315968355040)
A produtora capixaba de audiovisual Andaluz Filmes promoverá 22 exibições do documentário ‘Ato Final’, de Roberta Fernandes, em 17 cidades do Estado. A primeira será nesta terça-feira (23), às 14h30, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) de Guarapari, o circuito vai até março de 2026. As datas e locais das exibições serão divulgadas nas redes sociais do filme (@atofinalofilme) e da produtora Andaluz Filmes (@andaluzfilmes).
A obra promove uma reflexão sobre as diversos tipos de violências sofridas por mulheres incluindo o feminicídio, o último ato de uma série de agressões. Lançado em 2023, pela Andaluz Filmes, o longa-metragem foi exibido nas salas de cinema de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), Juazeiro do Norte (CE) e Balneário Camboriú (SC), além de Lisboa, Porto e Coimbra, em Portugal, e agora volta para uma série de exibições no Espírito Santo.
Além das sessões, o projeto proporcionará um bate-papo com a diretora do filme e uma convidada para refletirem sobre a produção e os desafios do combate à violência contra a mulher. O projeto conta com a parceria da Secretaria Estadual de Mulheres (SESM), por meio dos Centros e Núcleos Margaridas, que oferecem atendimento psicossocial e jurídico às mulheres vítimas de violência.
Um dos objetivos da produção é promover discussão e incitar as pessoas em prol de uma mudança. “Sou mulher e os noticiários não me deixam esquecer nenhum dia que mais uma mulher foi vítima de feminicídio. Ato Final joga luz à progressão da violência nos relacionamentos, ao fato de que pequenas atitudes agressivas não devem ser aceitas. Acredito que ele pode tocar as mulheres pela via da identificação e contribuir com o rompimento dessas amarras psicológicas em torno de uma relação abusiva”, explica Roberta Fernandes.
Ao todo serão 17 cidades e 22 exibições, sendo 10 exibições promovidas pelo projeto ‘Ato Final em debate’, aprovado no edital nº 015/2024 de Difusão Audiovisual, que conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado (Funcultura), da Secretária da Cultura (Secult) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC). As demais sessões serão promovidas pelo circuito ‘Ato Final na estrada’, aprovado na Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (MinC), do Governo Federal e patrocinado pela “Ecovias Capixaba”.
Prêmio internacional
No ano de lançamento, ‘Ato Final’ conquistou o prêmio de melhor documentário no Lisboa Indie Film Festival – LISBIFF, festival internacional de cinema em Portugal. Na ocasião, a diretora Roberta Fernandes recebeu o convite para exibir o filme nas Universidades do Porto e de Coimbra. Além das premiações internacionais, o documentário foi exibido em festivais nacionais e está na grade do Canal Brasil.
Sinopse
As personagens principais deste filme estão mortas. Para contar suas histórias, três atrizes experimentam, no palco, as emoções de mulheres que vivem intimamente o risco do feminicídio. Enquanto isso, um grupo de sobreviventes luta para amparar vítimas de relacionamentos abusivos. Juntas, elas gritam, porque o silêncio mata mulheres todos os dias.
Nota:
Se você ou alguém que você conhece está enfrentando violência doméstica ou corre o risco de feminicídio, denuncie imediatamente ligando para o Disque Denúncia da sua cidade, um serviço vital que oferece ajuda e proteção. Sua ligação pode salvar vidas. Ligue 180 - Central de Atendimento à Mulher.
Serviço:
Exibição do filme ‘Ato final’
Data: 23/09 (terça-feira)
Horário: 14h30
Local: Ifes de Guarapari - Avenida Otacílio Vieira Passos, 720 - Aeroporto, Guarapari
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli /
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583