14/11/2025 14h44

Filme rodado em Barra de São Francisco aborda aventura e história da cidade para as crianças

Na próxima quinta-feira (20), a partir das 18h30, acontece a pré-estreia do curta-metragem “Pra Morrer Basta Estar Vivo”, no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio João XXIII, em Barra de São Francisco. Com direção de Francisco Xavier e produção da EXP Filmes, a história é baseada em fatos vividos pelo próprio diretor, Francisco Xavier, quando tinha seus 10 anos de idade. A sessão de pré-estreia terá acessibilidade em libras, entrada gratuita e um bate-papo com diretor e equipe do filme após a exibição da obra.

O projeto é uma realização da EXP Filmes com a Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Governo Federal. O filme conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Educação e do Grupo Águia Branca.

 

Sinopse do filme

Chico vai passar férias do verão do ano de 1993, em Barra de São Francisco, no Espírito Santo, na casa dos seus primos Vini e Hugo. A aventura dos três começa quando eles decidem ir à Mantena (MG) alugar uma fita de videogame. A viagem de 10 km, no entanto, é feita de bicicleta pelos três meninos. O que a princípio parecia ser algo banal, aos olhos das crianças, se torna um grande desafio e aprendizado. Ao longo do caminho eles enfrentam o cansaço e ainda descobrem a história da Guerra do Contestado que as duas cidades vizinhas travaram entre 1904 a 1963 por disputas de território.

Hoje, Francisco vê graça na situação: “Claro que naquela época eram outros tempos, a estrada tinha um movimento muito menor e pra gente era normal essa circulação entre as duas cidades. Mas pedalar 10 km de bicicleta por causa de uma fita de videogame nunca foi uma boa ideia”. Segundo Francisco, aventura e diversão são os ingredientes fundamentais da narrativa do filme que faz parte de sua memória, entre o vivido e o imaginado.

 

Serviço:

Pré-Estreia do Curta-Metragem “Pra Morrer Basta Estar Vivo

Data: 20/11 (quinta-feira)

Horário: 18h30

Local: Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio João XXIII - Alameda João XXIII, 144 - Vila Pereira, Barra de São Francisco

Sessão com acessibilidade em Libras.

Entrada gratuita



Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard