22/03/2021 14h45 - Atualizado em 26/03/2021 12h09

Festival de Cinema promove webinário sobre Educação Antirracista

Evento acontece nesta terça-feira (23) dentro da programação on-line do Festival "Cinema Também é Quilombo"

 O Festival "Cinema Também é Quilombo" promove nesta terça-feira (23), o webinário "Cinema Negro e Educação Antirracista", às 20h,  O evento tem o objetivo de dar visibilidade aos encontros possíveis entre o Cinema Negro e a Educação Antirracista com pesquisadores da área da Educação que trabalham com cinema. A transmissão ao vivo e gratuita será por meio da plataforma Todesplay, que abriga o festival.

 Participam do webinário: o professor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Alex França; a professora da Universidade do Estado da Bahia, Izabel de Fátima Cruz; a professora das redes municipais de Educação de Vitória e Serra, Tatiana Rosa; e o pesquisador e autor do livro “Cinemas Afro-atlânticos”, Marco Aurélio Correia. 

 O Festival "Cinema Também é Quilombo" entrou em cartaz na última sexta-feira (19) e segue até o dia 28 de março, com quatro mostras audiovisuais de realizadores negros. A seleção conta com a curadoria da Mostra Itinerante de Cinemas Negros - Mahomed Bamba (Bahia); EGBE- Mostra de Cinema Negro de Sergipe (Sergipe); Cineclube Afoxé (Espírito Santo); e Mostra de Cinema Negro de Pelotas (Rio Grande do Sul).

 O Festival “Cinema também é Quilombo” é uma realização da Ofá Produtora e Consultoria e conta com o apoio da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A programação, on-line e gratuita, inclui quatro mostras audiovisuais, webinários, sarau e um masterclass de roteiro.

 Serviço:  

Festival Cinema Também é Quilombo

De 19 a 28 de março, na plataforma on-line Todesplay.

Assista no link https://todesplay.com.br/festivalquilombo/ 

  Programação:

23/03 (terça-feira), 20h – Webinário “Cinema Negro e Educação Antirracista”,  com o professor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Alex França; a professora da Universidade do Estado da Bahia, Izabel de Fátima Cruz; a professora das redes municipais de Educação de Vitória e Serra, Tatiana Rosa; e o pesquisador e autor do livro “Cinemas Afro-atlânticos”, Marco Aurélio Correia; mediação de Daiane Silva.

24/03 (quarta-feira), 20h – Webinário “Encontro com Diretores”, com Iris Oliveira, Heraldo de Deus, Edileuza Penha de Souza e Edson Ferreira. Mediação de Karol Mendes 

26/03 (sexta-feira), 20h  – Sarau, com Tamyres Batista Costa, Wagner Silva Gomes, Thiara Cruz e Jânio Silva. Mediação de Aline Almeida 

27/03 (sábado), 15h - Masterclass de Roteiro “Narrativas Afrocentradas” com a diretora e roteirista premiada Mariana Luiza. O encontro propõe uma reflexão coletiva acerca da cosmologia Bantu, como alternativa à organização ontológica dicotomizada da cultura ocidental e ferramenta de construção de narrativas afrofuturistas e de combate ao epistemicídio. Inscrições pelo link: https://forms.gle/87SXWi534mQ2k6Gq8

Informações:

Bárbara Maia Cerqueira Cazé, organizadora do Festival.

Tel. (27) 99276-4514

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard