Festejo encerra oficinas de bate flecha no bairro Zumbi, em Cachoeiro, neste sábado (12)
Desde janeiro deste ano vêm sendo realizadas oficinas de bate flechas no bairro Zumbi, o mais populoso de Cachoeiro de Itapemirim, com o intuito de fortalecer esse folguedo que é baseado em uma dança com flechas e na execução de instrumentos musicais, em reverência a São Sebastião. Após dez meses de oficinas, o encerramento do projeto ocorrerá neste sábado (12), a partir das 9h, quando os dois grupos locais, Bate Flechas “São Jorge Guerreiro e Mártir São Sebastião” e Bate Flechas de “São Sebastião Menino Jesus e Nossa Senhora Aparecida” realizarão a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. O evento é gratuito.
O evento – o mais antigo encontro de bate flechas em solo capixaba – reúne vários grupos desse folguedo, vindos de diversas partes do sul do Estado e também de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, e conta com música, danças, procissão pelas ruas do bairro e comidas típicas, tudo em homenagem ao santo de devoção e à padroeira do Brasil.
O projeto Manutenção dos Campos Flecheiros do Bairro Zumbi é realizado com recursos do Funcultura, da Secretaria da Cultura (Secult), por meio do Edital 03/2022 – Projetos de Valorização da Diversidade Cultural Capixaba, e contou com o apoio da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense, do Instituto Ádapo e do Studio Inovar Arquitetura.
Ensinamentos das mestras
Ao longo do ano, esse projeto, intitulado Manutenção dos Campos Flecheiros do Bairro Zumbi, tem permitido que os grupos Bate Flechas São Jorge Guerreiro e Mártir São Sebastião (liderado pela mestra Terezinha de Jesus de Oliveira Francisco) e Bate Flechas de São Sebastião Menino Jesus e Nossa Senhora Aparecida (comandado pela mestra Niecina Ferreira de Paula Silva, também conhecida como Dona Isolina) se reúnam em suas respectivas sedes para realizar oficinas dessa manifestação que é uma das mais ricas do patrimônio imaterial local. Para que ocorra sua perpetuação, os ensinamentos das mestras – que se dá de forma oral e prática – precisam ser transmitidos às crianças e aos adolescentes que passam a integrar cada grupo.
“O balanço das oficinas é superpositivo, porque novos flecheiros vão sendo formados de forma prática e interativa, ganhando autonomia, e isso faz com que o bate flechas se fortaleça e prossiga futuramente”, afirma Genildo Coelho Hautequestt Filho, coordenador geral do projeto.
Serviço
Encerramento do projeto Manutenção dos Campos Flecheiros do Bairro Zumbi.
Data: 12 de outubro, Sábado.
Bate Flechas de São Sebastião Menino Jesus e Nossa Senhora Aparecida
Rua Lourival da Silva, nº 49, Bairro Zumbi, Cachoeiro de Itapemirim.
Horário: 09h.
Entrada gratuita.
Bate Flechas São Jorge Guerreiro e Mártir São Sebastião
Rua Ecoporanga, nº 70, Bairro Zumbi, Cachoeiro de Itapemirim.
Horário: 16h
Entrada gratuita.
Contato: patrimonioimaterial.ci@gmail.com
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br