01/12/2020 12h12 - Atualizado em 08/12/2020 16h00

Festa da Criatividade: evento debate retomada do setor cultural no Espírito Santo

Programação on-line acontece de 07 a 12 de dezembro nas redes sociais da Secult.

Realizadores, produtores, gestores, pesquisadores dos mais diversos segmentos criativos (audiovisual, música, games, design, gastronomia, tecnologia de informação, entre outros) têm um encontro marcado para uma programação imperdível: entre os dias 07 e 12 de dezembro, a Secretaria de Cultura (Secult) realiza a Festa da Criatividade.

A solenidade de Abertura do Evento acontecerá no dia 07 de dezembro próximo, às 9 horas, com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande; do secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha; e de diversas autoridades do segmento da Economia Criativa. O encontro on-line dos programas de Economia Criativa do Brasil, que se realizará no dia 12 de dezembro, às 14h.

O evento conta com a parceria do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do RS Criativo, programa de Economia Criativa do Rio Grande do Sul, entre outros parceiros. 

Serão palestras, eventos culturais, seminários e outras atrações, totalmente gratuitas e on-line, destinadas a compreender o cenário em meio à crise, debater as possibilidades de retomada e também apresentar um panorama do ecossistema de economia criativa no Estado e no Brasil. 

A programação contará com mesas temáticas sobre os eixos do Programa ES+Criativo (Escola Criativa, Observatório da Economia Criativa, Hub Criativo e Territórios Criativos), apresentações artísticas de projetos selecionados no edital Emergencial de Cultura, oficinas e workshops, além do lançamento de um curso on-line na plataforma de cursos livres do Ifes.

Em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o evento será totalmente on-line, transmitido pelo Youtube e com programação divulgada pelas redes sociais da Secult.

Para este ano foram reservados dois importantes momentos para atividades nacionais: a apresentação dos resultados da pesquisa “Percepção dos Impactos da COVID-19 nos Setores Culturais e Criativos do Brasil”, realizada pela Representação da Unesco no Brasil em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), o Serviço Social do Comércio (SESC) e o Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura; e o  Encontro Nacional de Programas de Economia Criativa, que contará com presença de representantes de várias Secretarias Estaduais de Cultura e do Ministério do Turismo, realizado em parceria com o RS Criativo.

“Será um momento para alinhar as possibilidades de retomada das atividades do setor durante a crise, compartilhar as experiências daqueles que se reinventaram e também para lançarmos o site do Distrito Criativo de Vitória, resultado de um trabalho colaborativo que apresenta uma identidade visual, uma série de vídeos, além de um mapeamento dos empreendimentos criativos destes territórios”, destaca a gerente de Economia Criativa (Gecria) da Secretaria da Cultura, Lorena Louzada

O destaque na Festa da Criatividade 2019 foi o lançamento do Programa ES+Criativo. Na oportunidade, foram reunidos empreendedores, artistas, pesquisadores, autoridades e lideranças da cultura e dos segmentos criativos.

Serviço:

  Programação da Festa da Criatividade.

07 a 12 de dezembro.

Transmissão pelo Youtube da Secult AQUI

AULA INAUGURAL: CURSO DIVERSIDADE CULTURAL, ECONOMIA CRIATIVA E DESENVOLVIMENTO 

Lançamento do curso livre (mooc) Diversidade Cultural, Economia Criativa e Desenvolvimento, realizado pelo Núcleo Acadêmico Poiein - Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade, vinculado ao Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e parceiros do Programa ES+Criativo.

Convidados:  

Leonardo Lopes (Mediador e IFES), Leandro Valiati (UFRGS), Profa. Mariana Biancutti (IFES),  Prof.Dr. Robson Malacarne (IFES) e Prof. Orlando Lopes (UFES).

Datas: 07 de Dezembro 

Horário: 10h 

DIÁLOGOS:

DIÁLOGO: TERRITÓRIOS CRIATIVOS 

TEMA: “DISTRITO CRIATIVO DE VITÓRIA: Retomada e desafios”. 

Será um momento para alinhar as possibilidade de retomada durante e no pós crise, compartilhar as experiências daqueles que se reinventaram, mas também para fazer juntos o lançamento do site do Distrito Criativo, resultado de um trabalho colaborativo que apresenta uma identidade visual, uma série de vídeos, além de um mapeamento dos empreendimentos criativos deste territórios.

Lançamento do site: www.distritocriativodevitoria.com 

Convidados: Cristiane Martins (CUCA), Kleber Frizera (UFES), Angela Gomes (A Partir do Centro), Saulo Santos (Casa de Bamba), Juliana Lisboa (Cidade Quintal) e Jane Blandina (Sebrae Nacional)

Data: 08 de Dezembro, terça-feira

Horário: 10h 

 

DIÁLOGO: ESCOLA CRIATIVA 

TEMA: “TRILHAS DE CAPACITAÇÕES, Como impactar a rotina dos empreendedores e gerar resultados?

Será um momento para debater as experiências vivenciadas pelos docentes na Trilha da Economia Criativa,cursos gratuitos on-line da Secult que possuem objetivo de capacitar empreendedores do setor, além de debater principalmente refletir como as capacitações influenciam a rotina dos participantes e podem trazer resultados aos negócios criativos no curto e longo prazo.  Estamos abertos a construir esse roteiro para um debate que possa interessar aqueles que atuam com negócios e projetos de capacitação, mas também possa contribuir para o entendimento de gestores públicos sobre a importância de capacitações condizentes às realidades dos empreendedores.

Convidados: Juliana Colli (Moderadora e Vasco Coutinho), Luana Eva (Elaboração de Projetos), Edinilson Silva (UFES),Vivian Cunha,Lara dos Anjos (ESPÍRITO CRIATIVO) e Eder Formignoni (FINORDIA) e Ivana Esteves (UVV). 

Data: 09 de Dezembro, quarta-feira

Horário: 10h 

 

DIÁLOGO: HUB CRIATIVO 

TEMA: "O papel dos grandes eventos culturais no fortalecimento da Economia Criativa e do Desenvolvimento Regional Sustentável"

Será um momento para debater as experiências vivenciadas pelos organizadores,mas também e principalmente refletir como os eventos podem trazer resultados aos negócios criativos no curto e longo prazo.

Convidados: Robson Malacarne (Moderador e Professor do IFES), Tarcísio Sartório, organizador do Festival de Música Erudita do ES; Diego de Jesus, organizador da Mostra ABD; Larissa Delbone, organizadora do Festival de Vitória; Jussan Silva e Silva, organizador do Festival de TV e Cinema de Muqui; Priscila Gama, organizadora do Encontro das Pretas; e Elenice Moreira, organizadora do Festival Nacional de Teatro.

Data: 10 de Dezembro, quinta-feira

Horário: 10h 


DIÁLOGO: OBSERVATÓRIO DA ECONOMIA CRIATIVA

TEMA: “PESQUISAS: para que servem tantos dados e como utilizá-los?”. 

Será um momento para debater as experiências vivenciadas pelos pesquisadores, mas também e principalmente refletir como as pesquisas sobre Economia Criativa podem embasar decisões que impactam no desenvolvimento dos negócios criativos no curto e longo prazo.

Convidados: Hugo Cristo (Mediador e UFES), Rodrigo Amaral (Pesquisa Covid19), Ligia Borges (pesquisa Funcultura, Orlando Lopes POIEIN / AGEXC,Tatiana Doin (pesquisa drs ) Vitor Toscano (pesquisas setoriais)

Data: 11 de Dezembro, sexta-feira

Horário: 10h 

SEMINÁRIO – COVID-19 e os Setores Culturais e Criativos

Realidade, Necessidades e Expectativas para o futuro

Convidados: André Lobão - Cultura Popular e Gastronomia (Maranhão), Orlando Rafael Prado - Quincas Consultoria (São Paulo), Kdu dos Anjos - Lá da Favelinha (Minas Gerais), Karla Viana - Secretaria de Cultura de Parintins (AM), Festival de Parintins,  Soraya Pessino (Salvador – BA), Cidade da Música - Rede de Cidades Criativas da UNESCO,  Cristina Maseda (Paraty – RJ), Cidade da Gastronomia - Redes de Cidades Criativas da UNESCO, Luciana Piazzon Barbosa Lima - CETIC, Twilla Barbosa - Agora Sonora, Luiz Coradazzi - Diretoria Artística Theatro Municipal de São Paulo. 

Datas: 8, 9 e 10 de Dezembro 

Horário: 19h - 20h30.

 

ENCONTRO NACIONAL DE PROGRAMAS DE ECONOMIA CRIATIVA 

O encontro busca apresentar um panorama dos programas e políticas de âmbito federal em atuação. 

Convidados: Prof. Luis Paulo Bresciani (Mediação  - FGV e USCS), Sr. Aldo Valentim (Secretário de Economia Criativa do Ministério do Turismo),  Sr. Fabrício Noronha (ES+Criativo / SECULT ES), Jane Blandina (Sebrae Nacional), Srª. Beatriz Araújo (RS Criativo / SEDAC RS), Sr. Arthur Nunes (Vice-presidente de Ecossistema ACATE), Srª. Arany Santana (Bahia Criativa / Secult BA). 

Datas: 12 de Dezembro 

Horário: 14h - 18h 

 

PALESTRAS:

Tema: Surfando na Onda da Blockchain. 

Abordar como blockchain e moedas complementares podem ser ferramentas para a transição de eras em que vivemos. De uma era de escassez para uma era de abundância, uma nova consciência coletiva está emergindo. Um modo de pensar e agir que convida comunidades a se unir em torno de objetivos comuns, e a cada vez mais atuar de forma autônoma e descentralizada. Aplicações que usam blockchain podem atuar como facilitadores na troca de valor entre membros dessas comunidades. Ao facilitar estas trocas, podemos iniciar um fluxo de abundância e colaboração. Porém, para que este fluxo continue pulsando, é fundamental a construção de uma comunidade colaborativa.

Palestrante: Luiz Hadad MUDA / CAMBIATUS 

Data: 11 de Dezembro, sexta-feira

Horário: 16h 

MESA

Tema: “Moedas Digitais Sociais e as possibilidades da Blockchain”. 

Será um momento para debater as experiências vivenciadas na criação e implementação das moedas digitais sociais, mas também e principalmente refletir como as tecnologias e a inovação podem transformar a realidade e impactar na vida dos empreendedores. 

Convidados: Mediação: Fabricio Matos VALE DA MOQUECA, Luiz Hadad MUDA / CAMBIATUS , Celio Turino ECONOMIA DE FRANCISCO, Florian Fournier OOTOPIA, Leonora Mol BANCO BEM. 

Data: 11 de Dezembro, sexta-feira

Horário: 17h 



PALESTRA

Tema: Panorama Das Políticas De Fomento À Economia Criativa Na América Latina

Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas para obtenção do título de Bacharel em Administração Pública. O trabalho apresenta políticas de âmbito federal que trouxeram resultados importantes na exportação de bens e serviços criativos na Europa e na Ásia, trazendo uma perspectiva internacional da Economia Criativa em países desenvolvidos. A apresentação oferece também um panorama das políticas nacionais de fomento à Economia Criativa da América Latina, bem como analisar suas principais características e desdobramentos subnacionais. 

Convidado: LUCAS BAZANI CHÉR  (FVG) 

Data: 07/12, segunda-feira

Horário: 16h

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL 

Data: 7 a 12 de Dezembro, segunda-feira a sábado

Horário: diversos

Programação: 

Shows: 

_A Transe - Dia: 11/12 - Horário: 19h

A Transe é um duo formado por Francesca Pera e Fernando Zorzal de folk-tropical e pop psicodélico. Em outubro de 2019 lançou seu primeiro álbum “Hora Dourada”, que narra as paixões vividas na gestação, nascimento e puerpério, produção musical em conjunto com Gabriela Terra (My Magical Glowing Lens).

 

_Jon Santos - Dia: 11/12 - Horário: 20h

Jonathan da Silva Santos, nasceu dia 10 de novembro de 1980 em Vitória/ES. Filho de João Batista e Penha Lúcia. Sua formação musical é autodidata, a carreira como artista iniciou-se com 15 anos de idade como backing vocal de uma banda que tocava rock internacional dos anos 70 e depois no final do ano de 1997 entrou para o grupo que se tornaria o Herança Negra. Seu primeiro single foi uma regravação de Raimundo Zurel, gravado especialmente para inscrição no festival do município de Alegre/ES. Na sua carreira como vocalista do Herança vendeu mais de 35 mil cópias dos 03 últimos álbuns da banda. “Te levo daqui” é o trabalho mais recente lançado com a banda em 2019.

 

_A Mudo - Dia 12/12 - Horário: 19h

Gil Mello é músico, compositor, produtor musical e artista sonoro, com quase 15 anos de experiência e uma extensa carreira de atuação no mercado musical, concentra sua atual pesquisa, iniciada em 2017, ganhando o nome artístico Mudo, em produções que perpassam os caminhos do DownBeat, Trip Hop, Dream Pop, Synthpop. Se despedindo do seu primeiro EP "Não sei se soma ou ausência”, lançado em novembro de 2018 e aprestando musicas que irão compor o próximo trabalho, Mudo  navega por beats minimalistas e atmosferas oníricas, criando paisagens sonoras em profundos mergulhos, diminuindo distancias e aproximando afetos.

 

_Rodrigo Novo - Dia 12/12 - Horário: 20h

Rodrigo Novo é um cantor, compositor e músico de Vitória/ES. Na discografia apresenta o EP Lá e Cá (2017) e o debut Sítio, de 2020, que transmite uma MPB roqueada, de tons levemente pops, refletindo uma construção musical com fundamentos em Bon Iver, Gilberto Gil e Caetano Veloso, entre algumas. O disco foi gravado no home estúdio montado por Novo, o engenheiro de som Ricardo Ton e o músico Henrique Paoli, que assina a produção musical do projeto. Com letras introspectivas, Novo canta sobre temas como o amor próprio, a saudade e a solidão, rebuscando-as de poesia e sinceridade.



Oficinas 

_Design de Eventos para o Carnaval -   Bruno Lima - Videoaula - Dias 07/12 - Duração:  50 min - Horário: 14h

_Gestão Financeira para Criativxz -   Juliana Lisboa - Oficina - Dias 07, 08, 09 e 10  - Duração: 15 min (cada) - Horário: 15h 

_Como elaborar um orçamento - Quanto custa um filme? - Ana Carolina - Videoaula  -  Dia 08/12  - Duração: 15 min - Horário: 14h

_Iluminação para produções autorais.  - Vitor Lorenção de Almeida - Oficina -  08/12 - Duração: 30 min - Horário: 16h

_Uso criativo do som no audiovisual - Hugo Castilhos dos Reis - Oficina - Dia 08/12 - Oficina -Duração: 10 min - Horário: 14h

_Introdução ao realismo com Spray-Starley Bonfim Silva - Oficina - Dia: 09/12  Duração: 33 min - Horário: 16h  

_Live Cultura de Rua - Bruna Peralta - Música - Dia 10/12 - Duração:  35 min - Horário: 14H

_Introdução aos Cinemas Indígenas - Luciana Gb - Oficina - Dia 10/12 - Duração: 25 min - Horário: 16h

_Introdução a Criação de Personagens - Cassiano Pinheiro - Oficina Videoaula - Dia 11/12  - Duração: 86 min - Horário: 14h

_Tinta orgânica de café, açafrão, urucum e terra - Carla Désirée dos Santos  Menezes - Oficina - Dia: 11/12 - Duração: 6 min - Horário: 15h

_Design de Eventos para o Carnaval -   Bruno Lima - Videoaula - Dias 11/12 - Duração:  20 min - Horário: 13h - Parte 2 

_Saberes da Cerâmica: placa na produção de brincantes capixabas - Shila Joaquim - Dia: 11/12 - Duração: 40 min - Horário: 13h20



 

 




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627
 secultjornalismo@gmail.com
 comunicacao@secult.es.gov.br
 https://www.facebook.com/SecultES/
 https://www.instagram.com/secult.es/

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard