23/06/2025 17h06

Feira ES+ Ilustração abre chamamento para quadrinistas, cartunistas, ilustradores e artistas gráficos autorais capixabas

Foto: Caio Rocha

O Hub ES+ abre oficialmente o chamamento para expositores da Feira ES+ Ilustração, que será realizada nos dias 11 e 12 de julho, das 10h às 19h, no térreo do espaço, localizado no coração do Centro Histórico de Vitória. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cena autoral da ilustração, quadrinhos, artes gráficas e digitais produzidas por artistas independentes do Espírito Santo, proporcionando uma vitrine para conectar-se diretamente com o público e o mercado.

Os expositores interessados podem realizar suas inscrições gratuitamente até a próxima segunda-feira (30), exclusivamente pelo formulário on-line, também disponível nas redes sociais e site oficial do Hub ES+. A seleção será feita com base em critérios que incluem autoria, diversidade e representatividade (com destaque para mulheres e identidades femininas), sustentabilidade na produção gráfica e atuação no território do Distrito Criativo do Centro Histórico de Vitória.

Cada expositor selecionado terá à disposição um estande equipado com balcão e identificação visual, ampla divulgação institucional nas redes sociais e imprensa, além do registro fotográfico oficial do evento.

Mercado brasileiro de quadrinhos e ilustrações em ascensão

Dados recentes do Relatório Quadrinhopédia revelam um crescimento de 6,2% no volume de publicações nacionais de quadrinhos entre 2021 e 2022, ultrapassando 2.200 títulos publicados anualmente. Esse avanço vem acompanhado de uma representatividade expressiva das editoras independentes, responsáveis por cerca de 20% das obras lançadas no período. O cenário destaca ainda a ampliação da diversidade editorial, abrindo cada vez mais espaço para artistas independentes, coletivos e criadores emergentes, o que comprova uma demanda crescente por narrativas originais, plurais e com forte identidade local.

Serviço:

Chamamento para Expositores – Feira ES+ Ilustração

Inscrições GRATUITAS e abertas até: 30 de junho de 2025
Link para inscrição: disponível nas redes sociais do Hub ES+ (@hubesmais) e pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc7NmgzEjCHnLB77giSLIuADOsueVDLCbHxqK_emdt5eEAcBg/viewform?usp=header

Público-Alvo: Ilustradores, quadrinistas, cartunistas, artistas gráficos independentes e coletivos atuantes no Espírito Santo

 

Feira ES+ Ilustração

Data do Evento: 11 e 12 de julho de 2025
Horário: das 10h às 19h

Local: Hub ES+ (Térreo) – Praça Costa Pereira, 30, Centro, Vitória/ES


Sobre o Hub ES+

O Hub ES+ é um espaço público de cultura e inovação localizado na Praça Costa Pereira, 30, Centro, Vitória. Ele integra o programa ES+ Criativo, uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, coordenada pela Secretaria da Cultura (Secult), em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). O projeto do Hub ES+ conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Contato e informações adicionais:

comunicacao.hubes@ibcavix.org.br | producao.hubes@ibcavix.org.br
Instagram: @hubesmais

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Schitine / Wigo Nunes / Julia Novais / Davi Batista
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 Coordenação de Comunicação HUB ES+
 Miguel M. Ribeiro / (27) 99991-6991
 comunicacao.hubes@ibcavix.org.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard