15/03/2022 16h24 - Atualizado em 16/03/2022 15h38

‘Falando sobre Economia da Cultura e Empreendedorismo Criativo’

Confira o artigo produzido para a oficina de Cobertura Colaborativa e Midiativismo, da 3ª Edição da Festa da Criatividade:


Falando sobre Economia da Cultura e Empreendedorismo Criativo

 Nos últimos anos, a cultura no Brasil tem sofrido com diferentes ataques. Desde a falta de orçamento, os cortes realizados pelo Governo Federal, o sucateamento de instituições e a inexistência de incentivos para quem movimenta as manifestações artísticas no País. Logo, discutir formas de empreender, investir e fomentar o que ocorre ao nosso redor se faz mais do que urgente em dias tão complexos culturalmente.

 Dessa forma, dentro da programação da 3ª Edição da Festa da Criatividade, aconteceu a palestra “Economia da Cultura e Empreendedorismo Criativo”.

 A especialista em produção de conteúdo e antropóloga Bianca Sperandio conduziu a conversa durante a tarde, abordando questões iniciais para contextualizar a importância do empreendedorismo e da economia criativa. Passando por diferentes teóricos e mostrando a necessidade de pensar o contexto de maneira micro e macro, Bianca Sperandio colocou em xeque o quanto uma rede composta por aqueles que fazem a cultura na cidade, neste caso em Vitória, precisa acontecer e levar as ideias para um patamar ainda mais prático.

 Ao mesmo tempo, trazendo uma linha do tempo do quanto há dez anos parecia ser mais “fácil” fazer cultura, a palestrante instigou os participantes a pensar onde estão acontecendo as manifestações artísticas e como trazê-las para o grande público, principalmente utilizando como instrumento as políticas públicas.

 Tal momento abriu para comentários e discussões que, em contraponto, com a ajuda dos inscritos na palestra, abordaram o contexto atual do quanto realizar cultura, não somente na Capital, mas também no interior do Estado, está cada vez mais complexo, seja pelo distanciamento causado pela burocracia dos incentivos públicos ou pelo apoio cada vez menor da grande mídia e de empresários, que colocam o foco em grandes produções vindas de outros lugares!

Ao final, a palestrante Bianca Sperandio apresentou a reflexão acerca do desenvolvimento dessas ideias, e que, por meio de um movimento que comece de maneira regional, focado no fomento das habilidades e talentos locais, poderá causar o alcance necessário para o empreendedorismo cultural de maneira criativa e também sustentável. Principalmente para dar a devida atenção aos movimentos que ocorrem em Vitória e nas demais cidades de maneira plural, organizada e significativa.

  

Willian Weber

Editor-Chefe do site Geek Guia

Produzido para a oficina de Cobertura Colaborativa e Midiativismo, ministrada por Dríade Aguiar (Mídia Ninja), na 3ª Edição da Festa da Criatividade

Vitória, 12 de março de 2022.

 

Cultura em toda parte

 

A mesa sobre Cultura e Empreendedorismo foi parte da programação do Cultura em Toda Parte, organizado pelo Instituto Parceiros do Bem. O Cultura em Toda Parte abrilhantou a programação da Festa da Criatividade, realizada pela Secretaria da Cultura (Secult), com a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), que definiu a Economia Criativa como uma de suas prioridades. O evento técnico-científico faz parte do Projeto Hub Criativo, coordenado pela Gerência de Economia Criativa (Gecria), da Secretaria da Cultura (Secult), que está inserido dentro do programa ES+CRIATIVO, um programa estadual de desenvolvimento da economia criativa no Espírito Santo, incorporado ao Plano Plurianual do Governo do Estado, elaborado em 2019.

 

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