31/07/2024 10h53

Exposição reúne memória coletiva dos encontros de danças urbanas no Espírito Santo

Foto: Luara Monteiro

Os encontros de danças urbanas realizados no Espírito Santo fizeram história: uma exposição que será aberta nesta quinta-feira (1º), às 19 horas, no Espaço Ladeira, no Centro de Vitória, vai mostrar ao público a memória coletiva desse movimento potente que conquistou as ruas do Estado com muito ritmo, movimentos e valorização da cultura negra.


A mostra “UDES: A Cidade que Dança” reúne fotografias, flyers, áudios e vídeos com um retrato das vivências e personagens que contribuíram para o fortalecimento e a difusão desta linguagem no Estado desde 2009, durante 11 anos, em diversos bairros e comunidades da Região Metropolitana da Grande Vitória.

Com a realização da União de Dançarines do Espírito Santo (UDES), o projeto foi contemplado pelo Edital 06/2022 – Seleção de Projetos de Preservação e Valorização do Patrimônio Cultural do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).


A curadora Luara Monteiro conta que a exposição foi montada a partir de um trabalho de pesquisa que visa à organização do patrimônio material e imaterial que faz parte do Encontro de Danças Urbanas. “A curadoria foi desenvolvida com base nos arquivos da UDES e no esforço coletivo da entidade para resgatar a memória de mais de uma década de atuação, tendo como linhas-guia a memória, a coletividade e o movimento”, conceitua Luara Monteiro. Ela é uma das fotógrafas que cederam seus registros para a mostra, juntamente com Aron Ribas, Juliano Chapola, Leone, Natássia Carvalho e Tayrone.


Abertura

O evento de abertura da exposição vai contar com trilha musical do DJ L Brown, mesa com comidas da Baobá Cozinha Preta e espaço para fala dos integrantes da União de Dançarines do Espírito Santo. Idealizada pela professora de dança e produtora cultural Yuriê Perazzini, a entidade foi fundada em 2005, quando Yuriê juntou-se à visual merchandiser Zênia Cáo para promover eventos de fomento das linguagens da street dance nas ruas do Espírito Santo.

O grupo teve papel significativo na difusão da cultura hip-hop no Estado, por meio dos Encontros de Danças Urbanas, conforme detalha Yuriê. “Ao longo dos anos, os eventos envolveram dançarinos e um público diverso, formado em sua maioria por pessoas pretas e periféricas. A UDES também promove o empoderamento feminino, uma vez que conta com mulheres na sua criação e na coordenação”, destaca.


Protagonistas

Desde a sua fundação, cerca de 40 pessoas passaram pela equipe da UDES, que continua em atividade, tendo como sede o espaço cultural Casa Urbana (CASU), coordenado por Yuriê Perazzini, em Vitória. Definindo-se como artista-dançarina, Yuriê considera de suma importância reunir, catalogar e realizar uma exposição com fotografias e vídeos das atividades desenvolvidas pela UDES, com foco na cultura do hip-hop e nas danças criadas pelas
comunidades negras de Nova York, na década de 1980.

“Reforça a importância da entidade como ferramenta de ocupação da população preta e periférica na cidade. É o movimento de preservação da nossa memória, da memória das danças urbanas no Espírito Santo, contada por nós, protagonistas dessa história”, observa.


Visitas guiadas

Após a noite de abertura, a exposição seguirá aberta ao público, com entrada gratuita até o dia 27 de setembro. No dia 20 de setembro, está programada uma ação especial reunindo visitas guiadas de estudantes da rede pública de ensino, com início às 8h30 e encerramento às 17h. Durante a tarde, os alunos visitantes vão participar de uma aula de dança com os dançarinos Nick Sacre e Nygga In The City.

Encerrando a programação, haverá apresentação do DJ Carioca, seguida de bate-papo virtual com o renomado coreógrafo Henrique Bianchini (SP), dançarino de street dance e pesquisador da cultura hip-hop e das danças urbanas norte-americanas.
 

PROGRAME-SE:

Exposição “UDES: A Cidade que Dança”
Abertura: 1º de agosto (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Espaço Ladeira, Rua Nestor Gomes, 277, Edifício Anchieta, Centro, Vitória (ES)
Entrada: gratuita
Visitação: até 27 de setembro, de terça a sexta, das 11h às 17h; e sábado, das 10h às 14h
 

  • EQUIPE DO PROJETO:


Realização: União de Dançarines do Espírito Santo (UDES)
Idealização: Yuriê Perazzini
Curadoria: Luara Monteiro
Fotógrafos e artistas participantes da exposição: Aron Ribas, Juliano Chapola, Leone, Natássia Carvalho e Tayrone
DJs: DJ L Brown e DJ Carioca
Artista convidado: Henrique Bianchini
Fotografia: Douglas Bonella
Montagem e iluminação: André Stefson
Instrutores de dança: Nick, Nygga
Coletivo UDES: Fernanda Puri, Loius Maria
Design gráfico: Manu Calmon
Gestão de mídia social: Farley José
Assessoria de Imprensa: José Roberto Santos Neves

SIGA A UDES:

Instagram: @encontrodedancasurbanas

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard