30/01/2026 15h05 - Atualizado em 30/01/2026 15h09

Exposição no MAES reunirá obras de 36 artistas capixabas e nacionais de seu acervo particular

Parte de um acervo de arte particular ficará disponível para o grande público entre os dias 24 de fevereiro a 26 de abril no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES). É a mostra “Arte em todos os sentidos”, que vai reunir obras contemporâneas de 37 artistas capixabas e nacionais.


A mostra integra o projeto Acervo RDA – Preservação e Difusão do Acervo Ronaldo Domingues de Almeida na Midiateca Capixaba, cujo objetivo é contribuir para a democratização do acesso à arte e salvaguardar a memória do patrimônio artístico capixaba, em especial.


O projeto foi aprovado no Edital nº 18, lançado pela Secretaria da Cultura (Secultes) em 2024, e foi contemplado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espirito Santo (Funcultura) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MINC).


Com um olhar direcionado à contemporaneidade, o diretor do MAES, Nicolas Soares, fez a curadoria da exposição e selecionou 41 pinturas, gravuras, desenhos, fotografias e esculturas entre as obras que integram o acervo do colecionador de arte Ronaldo Domingues de Almeida.


“Nunca planejei formar um acervo. Queria apenas conviver com a arte no cotidiano. A coleção cresceu de forma espontânea, movida pelo interesse estético e pela experiência proporcionada por cada obra. Com o tempo, fiquei me perguntando qual o sentido de manter tantas obras restritas a poucos”, descreve o colecionador e curador adjunto da mostra.


A exposição permitirá que os visitantes possam viver a experiência, em todos os sentidos, as criações de artistas nacionais que nunca ou raríssimas vezes expuseram em Vitória.
“Quanto aos artistas capixabas escolhidos, na impossibilidade de apresentar a totalidade, o curador selecionou nomes representativos de períodos diversos, buscando obras cujas temáticas fogem daquelas pelas quais habitualmente são reconhecidos”, completa a jornalista Adriana Machado, coordenadora do projeto e produtora executiva da exposição.
O nome “Arte em todos os sentidos” é uma referência a um detalhe de uma obra do artista Paulo Bruscky, uma arte postal, cujo título é “Hoje a Arte é este Comunicado”. A peça faz parte do acervo e a escolha do título dialoga com o projeto.


Projeto Acervo RDA


A mostra é uma das ações formativas integradas ao projeto Acervo RDA, que está em execução. Obras do acervo estão sendo catalogadas e digitalizadas para inserção na plataforma online do Governo do Estado, Midiateca Capixaba.


A realização da exposição no MAES se deve ao convite feito pela instituição, por reconhecer a relevância do projeto tanto em relação à preservação da memória dessas obras quanto pelo propósito de buscar a democratização do acesso à arte.


“Foi dessa reflexão que nasceu o desejo de compartilhar. A digitalização e a inserção do acervo na Midiateca Capixaba transformam o que era privado em acesso público, ampliando a experiência da arte e sua função social. E, agora, estamos levando parte desse acervo fisicamente durante a exposição”, acrescenta Adriana Machado.


O ACERVO
O acervo conta com centenas de obras, entre pinturas, gravuras, desenhos, fotografias e esculturas, de aproximadamente 100 artistas modernos e contemporâneos, renomados e emergentes, sendo a maioria capixaba. Entre esses, os acadêmicos Homero Massena, Levino Fânzeres e Álvaro Conde, e também artistas contemporâneos como Hilal Sami Hilal, Andreia Falqueto, Júlio Tigre, Sandro Novaes, Claudia Colares, Orlando de Faria Rosa, o Lando, Didico e Rick Rodrigues. Entre os artistas de outros estados e países: Amilcar de Castro, Tomie Ohtake, Cildo Meireles, Prozak e Alex Vallauri (grafites), Sante Scaldaferri e Antônio Poteiro.


O COLECIONADOR


Ronaldo Domingues de Almeida é juiz. Ele iniciou sua relação com a arte no ambiente político-cultural da Universidade Federal do Espírito Santos (Ufes), nos anos 1980. Começou a colecionar obras por prazer, mas, com o tempo, aprofundou seu interesse, formou-se em Artes Plásticas e passou a reunir um acervo expressivo de arte moderna e contemporânea, especialmente capixaba.

Sua casa se transformou em galeria viva, e hoje ele reconhece o valor público da coleção e busca sua difusão por meio da Midiateca Capixaba. Almeida adquire as obras para seu acervo muitas vezes diretamente com o próprio artista, principalmente os radicados no Estado. Também compra em galerias de arte ou por meio de leilões.


ARTISTAS COM OBRAS EM EXPOSIÇÃO:


ÁLVARO CONDE 
ANDRÉIA FALQUETO 
ÂNGELO DE AQUINO
ANTÔNIO POTEIRO
AUGUSTO HERKENHOFF 
CARLOS SCLIAR
CILDO MEIRELES 
CLAUDIA COLARES
DAN MENDONÇA 
DIDICO 
FRANZ WEISMANN
GILBERT CHAUDANNE
HILAL SAMI HILAL
HOMERO MASSENA 
IOLE DE FREITAS
JOCIMAR NALESSO 
JOSÉ ROBERTO AGUILAR
MARIA BONOMI
LANDO 
LEVINO FÂNZERES 
LINCOLN GUIMARÃE DIAS 
LUCIANO BOI 
PAULO BRUSCKY
PITÁGORAS LOPES
PROZAK
REGINA CHULAM 
REGINA SILVEIRA
RICK RODRIGUES 
ROSANA PASTE
SANDRO NOVAES
SANTE SCALDAFERRI
TOM BOECHAT 
TOMIE OHTAKE
VILA VILAR 
WALTÉRCIO CALDAS
WESLEY DUKE LEE

PROJETO ACERVO RDA
COORDENAÇÃO
Adriana Machado
COLECIONADOR
Ronaldo Domingues de Almeida
INVENTÁRIO E CATALOGAÇÃO
Flávia Fernandes
FOTOGRAFIA E DIGITALIZAÇÃO
Sérgio Cardoso
CONSULTORIA
Luciana Vasconcelos
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Jaqueline Vianna
DESIGN GRÁFICO
Rodrigo Basseti
ASSISTÊNCIA DE CATALOGAÇÃO
Joelma Marques
ASSISTÊNCIA DE FOTOGRAFIA
Ricardo Henrique

EXPOSIÇÃO ARTE EM TODOS OS SENTIDOS
CURADORIA E EXPOGRAFIA
Nicolas Soares
CURADORIA ADJUNTA
Ronaldo Domingues de Almeida
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Adriana Machado
MUSEOLOGIA E EDUCATIVO
Flávia Fernandes
MONTAGEM
Danilo Cabelo Marques
DESIGN GRÁFICO E COMUNICAÇÃO VISUAL
Rodrigo Basseti
EXECUÇÃO DE COMUNICAÇÃO VISUAL
Souto Comunicação Cenográfica

Serviço:
Acervo em diálogo
MAES e Acervo RDA
Exposição Arte em Todos os Sentidos
Abertura: 24/02, 17h até 20h
Encerramento: 26 de abril
Visitação
Terça a sexta - 10h às 18h
Sábados, domingos e feriados - 10 às 16h
MAES
Avenida Jerônimo Monteiro, 631, Centro, Vitória (ES)
Contato museu: (27) 99902-2408
Perfis no Instagram: @acervorda e @maesmuseu

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Projeto Acervo RDA

Jaqueline Vianna

Telefone e Whatsapp: (27) 99929-3007

jaq.vianna@gmail.com

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard