03/04/2023 14h59 - Atualizado em 20/04/2023 13h27

Exposição Coloriases reúne obras de arte produzidas por adolescentes em medida socioeducativa

Sessenta obras de arte produzidas por 40 adolescentes, a partir de uma série de oficinas conduzidas pelo artista Dentin, fazem parte da exposição Coloriases, que será aberta ao público nesta terça-feira (04), às 16h30, no Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), no bairro Mário Cypreste, em Vitória.

Idealizada pela Associação Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (Gold), a exposição Coloriases é fruto de um processo de formação em arte que beneficiou adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação da Unidade de Internação Provisória I (Unip I), da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) e do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE).

Em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult) e o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), a Gold promoveu, entre os dias 6 de outubro de 2022 e 15 de janeiro de 2023, uma série de 32 oficinas artísticas, cujo resultado poderá ser apreciado na mostra Coloriases.

Coordenadora de ações e projetos da Gold, Deborah Sabará conta que a associação já realizou outros três projetos de graffiti em unidades socioeducativas do Estado, ocasião em que o grupo percebeu a aptidão que muitos adolescentes tinham para o desenho. “Outra motivação para o projeto foi a desconstrução da ideia da pintura em tela como uma arte elitista e distante do universo dos socioeducandos”, ressalta.

Ela acrescenta que a escolha por retratar pontos turísticos do Espírito Santo partiu de uma percepção em outro projeto desenvolvido no Iases, chamado Cine Papo Reto. “Nós exibimos o curta-metragem ‘Hic’, de Alexander S. Buck, em que o protagonista aparece em diversos pontos de Vitória, após uma crise de soluções. Na ocasião, percebemos que os adolescentes não conheciam as paisagens exibidas. Muitos, inclusive, pensaram que as locações eram no Rio de Janeiro. Então, tivemos essa ideia.”

Deborah chama a atenção para a importância do projeto, que estimula, potencializa e aprimora talentos inatos para a arte, além de apresentar as linguagens do desenho e da pintura como alternativas para a geração de renda. “O que mais queremos é estimular esses adolescentes a sonhar, para que tenham novas possibilidades, novas perspectivas”, destaca.

Segundo ela, a associação Gold, atualmente, está desenvolvendo no Iases um projeto de incentivo à leitura e, posteriormente, vai retomar o Cine Papo Reto – ambas iniciativas apoiadas pela Secult. “Nós inscrevemos outros projetos nos editais de 2022, e agora estamos aguardando os resultados.”

Abertura da exposição Coloriases

Quando: 04/04 (terça-feira)

Horário: às 16h30

Local: Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), Av. Dário Lourenço de Souza, 110, Mário Cypreste, Vitória.

Visitação: até 27 de abril, das 10h às 17h

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Juliana Nobre