Estão abertas as inscrições para o Festival Internacional de Cinema de Alegre
Festival Internacional de Cinema de Alegre acontece de 23 a 25 de abril, na cidade de Alegre, portal do Caparaó capixaba. O evento contará com mostras competitivas de curtas-metragens brasileiros e internacionais, além de exibições especiais que compõem a programação. Toda a programação terá entrada gratuita para o público.
O festival é realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC). O espaço das exibições conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Alegre.
Regulamento e ficha de inscrição:www.festcinealegre.com
As inscrições para propostas audiovisuais de todo o país ficam abertas a partir desta terça-feira (03) e seguem até o próximo dia 28. A inscrição de filmes nacionais é gratuita, enquanto os filmes internacionais terão uma taxa reduzida, destinada a contribuir com a produção do evento. Serão aceitos curtas-metragens finalizados a partir de outubro de 2024, com duração máxima de 25 minutos, de qualquer gênero e formato de captação de imagem.
Voltado à exibição de filmes em formato de curta-metragem, o festival propõe um encontro com a cinematografia contemporânea brasileira e internacional, valorizando diferentes vozes, vivências e estéticas. A curadoria busca aproximar filmes e realizadores do público do Caparaó capixaba, promovendo o diálogo entre distintas formas de narrar e perceber o mundo, além de resgatar a atmosfera dos eventos culturais que, historicamente, reuniam públicos de diferentes idades na cidade.
A seleção dos filmes será realizada por uma comissão formada por profissionais da área cinematográfica e do campo acadêmico, incluindo representantes de outras artes e áreas do conhecimento, refletindo a diversidade de olhares que orienta a proposta curatorial do evento.
Programação
Ao celebrar a produção audiovisual brasileira e abrir espaço para filmes internacionais, o Festival Internacional de Cinema de Alegre busca oferecer uma programação que provoque, emocione e estimule a reflexão.
O festival é uma realização da Terracota Produções e da produtora audiovisual De Repente o Rio, que atuam na criação de filmes, projetos de difusão cinematográfica e iniciativas de produção cultural.
A idealizadora do festival, produtora executiva e diretora artística Djanira Bravo, explica que o principal desejo do evento é aproximar públicos de diferentes idades das múltiplas experiências que o cinema pode oferecer:
“Queremos que cada exibição, cada atividade e cada encontro criem uma conexão entre filmes, artistas e espectadores, resgatando a tradição da cidade de reunir pessoas em torno da cultura e da arte. No passado, exibimos um curta-metragem no antigo Teatro Municipal, que precisou de três sessões consecutivas devido à quantidade de pessoas que ficaram do lado de fora. Infelizmente, esse teatro não existe mais e, no ano passado, adaptamos a biblioteca municipal, que também ficou cheia para a exibição de um longa-metragem. É esse espírito que pretendemos reacender e levar para o festival”, comenta Djanira Bravo.
O Caparaó é uma região formada pelos municípios do entorno do Parque Nacional do Caparaó, caracterizada pela forte relação entre cultura e natureza e pela profunda identificação de seu povo com o território que habita. Em sua primeira edição, o festival se apresenta como um espaço de convergência para o cinema e para a experiência coletiva nessa região.
Informações
Inscrições: de 3 a 28 de fevereiro de 2026
Regulamento e ficha de inscrição: www.festcinealegre.com
Festival: de 23 a 25 de abril de 2026
Contato
Instagram: www.instagram.com/FestCineAlegre
Facebook: www.facebook.com/FestCineAlegre
YouTube: www.youtube.com/@festcinealegre
Terracota Produções
producaoterracota@gmail.com
festicinealegre@gmail.com
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br