Espetáculo “Capixaba, eu?”, do coletivo Os Viajero, segue com temporada em Aracruz
.jpg?v=638900101848026860)
Dois personagens – um capixaba e um descendente de italianos em busca de suas raízes – se encontram para revisitar, com humor, a história do Espírito Santo. A peça, uma obra de teatro de rua idealizada pelo artista André Forecchi, cofundador do coletivo Os Viajero, nasce do desejo de refletir sobre a identidade capixaba.
O resultado do processo de pesquisa é a peça “Capixaba, eu?”, que segue em temporada em Aracruz nos dias 5, 6 e 7 de agosto (terça, quarta e quinta-feira), no Centro de Referência da Juventude – CRJ. Entrada gratuita.
O espetáculo, que teve sua pré-estreia em 1º de agosto, mistura autoficção, história e música ao longo de 50 minutos. Com bom humor e a performance dos atores André Forecchi e Vitor Passarim, a peça traz à tona fatos históricos pouco conhecidos, incentivando a reflexão sobre a identidade capixaba e o apagamento histórico do Espírito Santo. A provocação final é: será que uma peça de rua consegue revelar o que é ser capixaba?
Inicialmente, Forecchi convidou o dramaturgo e diretor de teatro Henrique Fontes, que veio de Natal (RN) especialmente para essa montagem. Fontes é conhecido por seu trabalho no teatro documental, com peças premiadas como “A Invenção do Nordeste” (RN) e “A Força da Água” (CE). Forecchi também convidou a atriz e produtora Lu Camargo, que colaborou com a pesquisa, produção e preparação vocal.
Outro convidado foi o artista e palhaço Vitor Passarim, que, inicialmente, entrou no processo para conduzir uma introdução à palhaçaria. No entanto, empolgado com a pesquisa, acabou integrando o elenco e dividindo a lona de rua com Forecchi.
Serviço:
Espetáculo: Capixaba, eu? – Temporada Aracruz
Datas e horários: Terça-feira (5/8) e quarta-feira (6/8), às 16h20
Quinta-feira (7/8), às 10h e 16h20
Local: Centro de Referência da Juventude – CRJ, Rua Quintino Loureiro, 242 – Centro, Aracruz
Capacidade: 80 pessoas
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre
Contato:
Instagram: @osviajero | @andreforecchi | @almabucolicaproduz
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
WhatsApp: (27) 99753-7583
E-mail: secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br