14/08/2025 15h28

Escritora capixaba lança livro em encontro da Pastoral Operária

No próximo domingo (17), acontecerá o lançamento do livro “Jornal Ferramenta – a comunicação popular na luta contra a ditadura no Espírito Santo”, da escritora e jornalista Elaine Dal Gobbo. A difusão será durante o Encontro de Novos e Antigos Membros da Pastoral Operária, que será realizado das 8h às 14h, na Associação Reame, em Cruzeiro do Sul, Cariacica.

No livro, a autora abrange desde a criação do Jornal Ferramenta, da Pastoral Operária da Arquidiocese de Vitória (POAV), em 1977, até o fim da ditadura militar em 1985. A obra, publicada pela Editora NPC, foi produzida por meio do Edital n°11/2023 da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura).

Criado pela POAV, o Ferramenta era feito pelos trabalhadores para os trabalhadores como instrumento de formação cidadã, mobilização por direitos e contra a ditadura. Um de seus principais expoentes foi o padre francês Gabriel Félix Roger Maire, que coordenou o jornal de 1980, quando chegou ao Brasil, até 1989, quando foi assassinado. O lançamento contará com uma roda de conversa com a autora e antigos e atuais integrantes da Pastoral. Também haverá apresentação musical da cantora popular Raquel Passos.

Durante o evento também terá a análise de conjuntura, feita pelo filósofo e professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Maurício Abdalla. A atividade será um momento de celebrar os 50 anos de atuação da Pastoral no Espírito Santo.

Serviço:

Lançamento do livro Jornal Ferramenta – a comunicação popular na luta contra a ditadura no Espírito Santo

Data: Domingo (17)

Horário: 8h às 14h

Local: Associação Reame, em Cruzeiro do Sul, Cariacica

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com  / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard