19/11/2024 14h11

Escritora Calila das Mercês participa de ações do Lugares de Ler

Uma das escritoras destacadas da nova geração da literatura brasileira, Calila das Mercês estará em Vitória para atividades do projeto Lugares de Ler, realizado pela Secretaria da Cultura (Secult), Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES) e Instituto Agir pela Cidadania, com recursos federais da Lei Paulo Gustavo. Nesta sexta-feira (22), às 15 horas, ela participa de uma roda de leitura de seu livro Planta Oração, no CMJ de Jardim Carapina, na Serra. No sábado (23), às 17h30, ela é convidada na mesa-redonda, com o tema “Literatura: Substantivo Feminino”, na Quadra da Piedade, em Vitória.

Calila das Mercês nasceu em Conceição do Jacuípe (BA). É poeta, jornalista, pesquisadora e doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Tem textos literários em publicações brasileiras e internacionais. Planta Oração, seu primeiro livro de contos, foi indicado para o Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira. Neste ano, a escritora fez parte da programação oficial da Festa Literária de Paraty (RJ) e é curadora da Festa Literária de Cachoeira (BA).

Para compor a “Semana Poética - Foi aí que deixei de ter vergonha de ser preto”, do Centro Municipal das Juventudes (CMJ) de Carapina, o projeto Lugares de Ler organiza, na sexta-feira (22), a Roda de Leitura de Planta Oração, da escritora Calila das Mercês. O evento contará com a presença da autora para ler, em conjunto com os presentes, trechos do livro. Com um misto de conto-poesia que emana traços de oralidade e presença ancestral, o livro de Calila das Mercês comunga memórias, sentimentos, afetos no poder da palavra ritmada que lembra, por vezes, mantras, orações e ladainhas. 

A atividade de sábado (23) na Quadra da Piedade faz parte das ações formativas abertas ao público do Projeto Lugares de Ler. O evento será uma mesa-redonda com a escritora Calila das Mercês e a mediadora Luara Silva, agente de leitura do Lugares de Ler, que conduzirá a conversa explorando as várias faces de como as questões de gênero provocam o estado consolidado da literatura nacional e como essas questões estão provocando mudanças no sistema literário. Além dessas ações, a escritora também realiza uma conversa formativa com os agentes de leitura do projeto Lugares de Ler.

Sobre o Lugares de Ler

Com objetivo de fomentar a leitura, a literatura e a cultura em territórios de vulnerabilidade social, o Lugares de Ler atua nos bairros Piedade, São Pedro e Bairro da Penha (Vitória), Nova Rosa da Penha e Padre Gabriel (Cariacica), Terra Vermelha (Vila Velha), Carapina (Serra), Jabaraí (Guarapari), Jacupemba (Aracruz) e Planalto (Linhares). Todos eles fazem parte das regiões atendidas pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado.

Cada território conta com um Agente de Leitura, responsável por organizar atividades semanais na região, com o apoio da equipe técnica do projeto e considerando as características e interesses de cada lugar. Esses agentes recebem atividades de formação contínua, com temas como curadoria, mediação literária e acessibilidade. Entre elas, incluem-se ações formativas abertas ao público, como é o caso da mesa-redonda com Calila das Mercês.

O projeto está promovendo núcleos e clubes de leitura em seus locais de atuação, por meio de encontros regulares e de atividades relacionadas, como contação de histórias, encontros com autores, oficinas de criação literária, saraus, performances, entre outras. Além disso, o Lugares de Ler prevê a compra de mil exemplares de obras literárias, que ficarão disponíveis nestes territórios.

Serviço:

Roda de Leitura: Planta Oração, com a presença da autora Calila das Mercês

Sexta-feira, 22 de novembro, 15h

No CMJ Jardim Carapina/BoaVista - Rua Salvador, S/N, Boa Vista II - Anexo ao CRAS de Jardim Carapina, Serra (ES)

Mesa-redonda: Literatura, Substantivo Femino – Com Luara Silva e Calila das Mercês

Sábado, 23 de novembro, 17h30

Na Quadra da Unidos da Piedade - Praça Mário de Oliveira, S/N, Fonte Grande, Vitória (ES)

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard