26/03/2019 14h27 - Atualizado em 26/03/2019 14h28

Escritor Jorge Solano apresenta obras em mesa redonda na Biblioteca Pública do Espírito Santo

A caminhada artística de Jorge Solano será tema de mesa redonda na Biblioteca Pública do Espírito Santo, nesta quarta-feira (27), às 19h. Convidado pela Editora Cândida, o escritor pretende falar com o público sobre suas duas obras publicadas, “Visões da ponte ao meio-dia” e “7 quase contos”, como também sobre seu livro infantil, “Biografia de Um Tatu-Bola”, a ser lançado em breve. A entrada é franca e as publicações serão vendidas no evento pelo valor de R$ 20.

Durante quase dez anos de sacerdócio, Jorge Solano viu-se curioso pela criação literária, atraído especialmente por obras que envolviam filosofia, teologia e letras. “O interesse surgiu quando eu ainda era estudante no seminário. É um ambiente muito propício, que oferece alternativas culturais diversas”, afirma o escritor.

Conciliou os estudos religiosos com o linguístico e, em 2010, lançou seu primeiro livro, “Visões da ponte ao meio-dia”, uma coletânea só de poemas. Três anos depois, aventurou-se na prosa, dando origem ao “7 quase contos”, ambos publicados pela Cândida. Foi bem recebido pelos leitores ao retratar liricamente alguns temas visíveis no cotidiano dos capixabas, como as pontes da Grande Vitória e a religiosidade que permeia a história do estado.

Não satisfeito com as diferentes experiências de estilo, Jorge em breve fará o lançamento de sua nova obra, “Biografia de Um Tatu-Bola”, desta vez direcionado ao público infantil. “É a história de um tatu que resolveu sair da toca e explorar o mundo. Já está escrito, corrigido, e agora estou providenciando e caprichando nas imagens, com foco total no leitor infanto-juvenil”, conta.

Segundo Alfredo Santos Junior, editor responsável pelas publicações, embora preocupado simbolicamente e esteticamente com a riqueza de detalhes, a linguagem de Jorge é leve - mas de uma profundidade subjacente. “Quando [o leitor] dá por si, chegou ao fim do livro, sendo induzido a se voltar para sérias reflexões de forma quase lúdica”, explica Alfredo. Além disso, ele crê na capacidade de aguçar as pessoas que estejam vivenciando o interesse pela literatura. “Oportunidades como esta, do escritor conversar com o público, estimula aqueles que querem fazer da escrita parte de suas atividades profissionais”, defende.

O autor

Jorge Solano nasceu em 1947, no Espírito Santo. Fez teologia no Rio de Janeiro e exerceu o sacerdócio por quase dez anos. Cursou filosofia e é mestre em estudos literários, na Universidade Federal do Espírito Santo. Além dos livros publicados em papel, o autor disponibiliza textos regularmente em sua página pessoal, o site www.publicanto.com.br, onde é possível ler ensaios e estudos literários, filosóficos e de cunho religioso.

Serviço:

Mesa redonda “As letras de Jorge Solano”, por Editora Cândida

Data: 27 de março de 2019

Horário: 19h

Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo

Endereço: Av. João Batista Parra, 165, Enseada do Suá, Vitória - ES

Telefone: (27) 3137-9349

Entrada franca.

Texto: Maria Fernanda Conti, estagiária de Comunicação da Biblioteca Pública Estadual.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627
Facebook: secult.espiritosanto
Instagram: @secult.es

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard