27/05/2024 14h29

ES+Criativo: programa promove curso de elaboração de projetos para captação de recursos

Como parte do ES+Criativo, programa estratégico do Governo do Espírito Santo, a Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), passa a oferecer cursos gratuitos sobre elaboração de projetos para captação de recursos.

As formações serão realizadas nos meses de junho e julho, em Aracruz, Cariacica, Cachoeiro, Colatina, Linhares, São Mateus e Vitória. Com carga horária de 12 horas de aulas presenciais, cada turma terá como foco um dos modelos utilizados pela Secult, abordando tanto a Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) quanto os editais do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

Ao longo das aulas, os participantes terão contato com os elementos que compõem um projeto cultural e vão aprender a elaborar cada um deles. Posteriormente, serão disponibilizadas vagas para mentorias com foco na elaboração dos projetos trabalhados em aula. A realização conta com o apoio do Hub ES+ e dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs) de Cariacica, São Mateus e Aracruz, bem como das unidades do Sebrae em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Linhares, onde serão ofertadas as aulas presenciais.

As inscrições ficam abertas até 12 de julho, conforme a disponibilidade das vagas.

Link para inscrição de JUNHO (Cachoeiro, Colatina e Linhares) https://forms.gle/hSr5XFThXHEX1bFYA

Link para inscrição de JULHO (Aracruz, Cariacica, São Matheus e Vitória) https://forms.gle/S1Fnb6umCw8p1yDX6

Conheça os instrutores

Francisco Pellegrini

Consultor e instrutor na área de Projetos e Inovação, é Licenciado em Física e Pós Graduado em Engenharia da Qualidade pela Universidade Federal do Espírito Santo.  Experiência em depósitos ou registro de propriedade intelectual (patentes, marcas, programas de computador, depósitos via PCT) e o acompanhamento e atendimento de demandas relativas aos depósito e registros; elaboração de relatórios técnicos de avaliação de ativos intangíveis e riscos de infração de direitos de terceiros; redação de pedidos de patentes; elaboração de projetos, dentre outras.

Silvia Elena Binda Pasquali

Sócia da Atuali Consultoria, mestre em Administração com ênfase em Estratégia e Mercadologia – UFMG. Vasta experiência em consultoria e instrutora nas áreas de Gerenciamento de Projetos, Inovação e Planejamento Estratégico. Credenciada pelo Sebrae/ES desde 2001. Professora em cursos de Pós-graduação nas áreas de Inovação, Gerenciamento de Projetos, Planejamento Estratégico e Marketing Estratégico. Docente da ESESP – Escola de Serviços Público do ES. Atuação na economia criativa como ceramista desde 2016.

ES+Criativo

O ES+Criativo é um programa estratégico do Governo do Estado do Espírito Santo e do Movimento Capixaba pela Inovação (MCI) que coloca a criatividade como um dos vetores de um novo ciclo de desenvolvimento socioeconômico sustentável do estado. Coordenado pela SECULT em parceria com outras 14 instituições, o ES+Criativo busca impulsionar o crescimento de empreendedores e negócios criativos, incentivando a inovação e a criatividade e potencializando a cultura local.

Saiba mais sobre o programa no site do ES+ Criativo. https://esmaiscriativo.es.gov.br/

Junho: Cursos com foco na LICC

04, 05 e 06/06, 13h às 17h - Cachoeiro, Sebrae Cachoeiro

11, 12 e 13/06, 13h às 17h - Colatina, Sebrae Colatina

18, 19 e 20/06, 13h às 17h - Linhares, Sebrae Linhares

Julho: Cursos com foco no Funcultura e LICC*

09, 11, 16 e 18/07, 17h às 20h - Cariacica, CRJ Flexal

22, 23, 24 e 25/07, 18h às 21h - São Mateus, CRJ São Mateus

13, 20 e 27/07, 9h às 13h - Vitória, Hub ES+

13, 20 e 27/07, 14h às 18h - Vitória, Hub ES+

29, 30, 31/07 e 01/08, 17h às 20h - Aracruz, CRJ Aracruz

* Turmas em Vitória terão LICC como foco, demais turmas de julho terão como foco o Funcultura.

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br