22/07/2025 15h01

Entrega da Obra de Requalificação Urbana do Sítio Histórico do Porto de São Mateus

Nesta quinta-feira (24), acontece a entrega da Obra de Requalificação Urbana do Sítio Histórico do Porto de São Mateus. A entrega, que contará com evento de lançamento com presença de autoridades e apresentação da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), acontecerá às 17 horas, no Porto de São Mateus.

O Governo do Estado, por meio da Secretária da Cultura (Secult), investiu um valor total de R$ 10.939.384,60 nas obras de Requalificação, por meio do Programa de Co-investimento da Cultura – Fundo a Fundo – Patrimônio Material Tombado – ciclo 2022, um mecanismo de transferência de recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) para os fundos municipais de cultura, destinado exclusivamente à valorização, preservação, conservação e restauração do patrimônio material tombado, bens móveis e imóveis, reconhecidos na forma da lei.

O local é tombado como Sítio Histórico pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), por meio da Resolução CEC nº 01/1976 e Resolução CEC nº 001/2010, que dispõe sobre a regulamentação das diretrizes para intervenções nos espaços públicos, lotes e edificações integrantes da Área de Proteção do Ambiente Cultural de São Mateus.

O projeto considera tanto os aspectos relacionados à preservação do patrimônio cultural tombado, quanto à reintegração do Sítio Histórico de São Mateus com a parte alta da cidade, assegurando a mobilidade e acessibilidade para os moradores e visitantes. Já para a pavimentação das vias públicas, estão sendo adotados materiais que procuram conciliar mobilidade, permeabilidade, facilidade de manutenção e preservação da ambiência do sítio.



Sítio Histórico do Porto de São Mateus

Localizado em São Mateus, oitavo município mais antigo do Brasil, o Porto de São Mateus, localizado as margens do Rio Cricaré, foi uma peça importante no desenvolvimento econômico da região durante o século XIX. Tendo como principal produto de exportação a farinha de mandioca, o porto também foi grande exportador de café e cana-de-açúcar.

Para além dos bens de consumo, o local também é marco histórico de um passado cruel, estritamente ligado ao comércio escravista, sendo um dos grandes mercados de escravos do País. Foi na região onde registrou-se a apreensão do último navio negreiro clandestino que circulou na costa brasileira, em 1856, após a lei de proibição do tráfico de escravos para o Brasil (1850).



Sítio arqueológico

Supervisionadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), as obras revelaram que o Sítio Histórico Porto de São Mateus, além de sua importância histórica, tem grande relevância arqueológica.

Em uma área específica, dentro do perímetro das intervenções, foram encontrados artefatos comprovadamente datados do século XIX e materiais ainda mais antigos, que estão sendo analisados em laboratório com o intuito de se descobrir com precisão qual período pertencem.



Serviço:

Entrega da Obra de Requalificação Urbana do Sítio Histórico do Porto de São Mateus

Data: 24/07

Horário: 17h

Local: Sítio Histórico do Porto de São Mateus


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais / Davi Batista
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard