Edição de livros sob o olhar neurodivergente é tema de debate na Casa Cousa
A professora e editora Flavia Neres é a convidada da edição do ciclo “A Oficina” deste sábado (08), na Casa Cousa, no Centro de Vitória. A atividade, aberta ao público, será às 14h e terá como tema “A edição de livros sob o olhar neurodivergente”. Flavia Neres, que é autista, vai falar do processo editorial “do ponto de vista no qual atuo”.
“Sou autista. Existo no mundo dessa forma. O que faço é a partir desse lugar. Não é algo que determina tudo que faço, mas não está totalmente ausente”, afirma, destacando que não acredita em uma literatura neurodivergente, mas, como mulher, em uma literatura feminina, sendo ela uma mulher autista.
Flavia Neres atua há 12 anos no mercado editorial como revisora, editora e preparadora de texto. Uma das suas atividades é acompanhar o processo de escrita das pessoas, possibilitando, por meio de provocações, questionamentos e sugestões de leitura, que pessoas interessadas em escrever possam desenvolver seus textos. “O ato de escrever é individual, mas não precisa ser tão solitário”, pontua.
Sua trajetória no mercado editorial fez com que desse um passo a mais no segmento com a criação da editora Edidoula, cujo nome é uma mistura de editora e doula, profissional que acompanha a mulher durante a gestação até o parto. A ideia veio justamente do trabalho de Flávia de acompanhar o processo de criação do livro.
O primeiro livro da Edidoula, Cheiro de Outono, de Edna A., é do gênero literário crônica e será lançado nesta sexta-feira (7), a partir das 19h, no Espaço Sebraelab, na Enseada do Suá. O evento é gratuito, mas é necessário confirmar presença no link.
A programação na Casa Cousa é desenvolvida de forma gratuita por meio do Edital n° 03/2025 de Espaços Culturais, da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal.
Serviço:
Data: 08/11 (sábado)
Horário: 14h
Local: Casa Cousa – R. Duque de Caxias, 121 - Centro, Vitória.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br