11/12/2025 12h59

Documentário ‘Meninas Bordadeiras’ será exibido para comunidade de Burarama

O curta-metragem "Meninas Bordadeiras", dirigido por Luiza Grillo Rabello, tem pré-estreia marcada para a esta quinta-feira (11), às 19 horas, no auditório da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Wilson Resende, em Burarama, distrito de Cachoeiro de Itapemirim. O evento conta com a presença das Bordadeiras de Burarama, personagens da obra, e exposição de bordados feitos durante as filmagens.

 

Com produção da Farelo e Fogueira Filmes, o curta foi realizado por meio do Edital n° 001/2023 – Primeiro Edital, da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), e apoio do Sesc Glória.

 

O documentário retrata um grupo de mulheres se reúne semanalmente para bordar em um pequeno distrito no interior sul do Espírito Santo. Através dos bordados, as Meninas Bordadeiras de Burarama entrelaçam suas histórias com a memória coletiva da comunidade. Juntas elas ensinam, aprendem, recriam suas vidas, amores e dores, e tecem suas liberdades e identidades.

 

As Meninas Bordadeiras de Burarama são um grupo de mulheres e meninas, com idades variando de 5 a 80 anos, do distrito de Burarama e comunidades do entorno. O ponto de memória há 20 anos reúne gerações e impacta a cultura, o turismo e a história de Burarama - registrada de forma viva atrás dos bordados - e as vidas das diversas mulheres.

 

Acompanhe o projeto no Instagram - @fogueira_filmes

 

Serviço:

Data: 11/12 (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: EEEFM Wilson Resende –Rua Praça Jose Gava, distrito de Burarama, Cachoeiro de Itapemirim

Classificação indicativa: 10 anos

Entrada gratuita

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard