“Diálogos com a dança”: reflexão sobre o corpo e a dança

“Diálogos com a dança” se reúne, novamente, nos dias 02/06 e 23/06, de 14h às 17h, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, para debater o conhecimento teórico em sua relação com o fazer artístico da dança . O grupo foi proposto por Ivna Messina e Flávia Dalla Bernardina que identificaram uma necessidade de interlocução entre dança e pensamento crítico. As inscrições já podem ser realizadas por meio de link no site Dança no ES, a participação é gratuita.
O 2º encontro será mediado por Flávia Dalla Bernardina e tem como tema “Dança e Autoria”. Partindo da ideia de que autoria na contemporaneidade é um encontro de vazios entre quem faz e quem vê, o ponto principal da discussão é sobre como se dá a autoria na dança contemporânea.
O objetivo é alinhavar o que pensadores contemporâneos têm discorrido sobre a autoria para conectar com o universo do corpo e da dança contemporânea. Para tanto, utilizaremos como texto base o “Ligações da dança contemporânea nas sociedades de controle”, de Rosa Primo e bibliografia de apoio com os textos de Marcel Duchamp, Giorgio Agamben e Umberto Eco.
Já no dia 23, o 3º encontro é mediado por André Arçari, sendo o tema “Danças para a tela”. O encontro foca nas relações entre a imagem em movimento e a dança, bem como a noção videográfica dos registros performáticos e dos desdobramentos de ações e performances concebidos em especificidade para a câmera. Trata-se de pensar as condições críticas/políticas que a imagem pode conter, bem como entender o corpo como matéria plástico-poética. Como pontua a artista norte-americana Trisha Brown, precisamos ver a coreografia como artes visuais.
Em cada, serão selecionados 20 participantes e cada mediador proporá uma bibliografia. Os selecionados receberão por email uma leitura prévia, correspondente ao tema do dia. O grupo de estudos é direcionado para quaisquer pessoas interessadas em dança, sendo eles espectadores e/ou praticantes, profissionais ou amadores. Diálogos com a dança foi aprovado via Instrução Normativa do Palácio da Cultura Sônia Cabral 001/2017.
CHAMADA PÚBLICA DE OCUPAÇÃO DO PALÁCIO DA CULTURA SÔNIA CABRAL:
Espetáculos de teatro, música e dança foram selecionados, via Instrução Normativa, para se apresentarem no palco do Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória, até
julho/2018. A seleção foi feita por uma comissão de pauta, que levou em conta a relevância do projeto, o potencial de realização da equipe envolvida e o efeito multiplicador que ele desenvolve.
O resultado final foi publicado no Diário Oficial dia 16 de março e pode ser lido no site da SECULT (www.secult.gov.es). “O processo de seleção passou por várias etapas e foi feito de forma transparente. A comissão selecionou produções de qualidade para o público capixaba, englobando música, teatro e dança”, transitando do clássico ou popular declarou a diretora do Teatro Carlos Gomes, Charlene Bicalho. A comissão de pauta foi formada por Charlene Bicalho, Rafael Schimer Francisco, Rafaela Vilela Vagmaker, Renan Cunha Araujo e Vinicius Fabio Ferreira Silva.
PALÁCIO DA CULTURA SÔNIA CABRAL ABERTO PARA VISITAÇÃO
O Palácio da Cultura Sônia Cabral está de portas abertas para receber alunos da rede pública e privada de ensino, de terça a sexta, das 10h às 17h. Agendamentos via o telefone 3132-8399.
Serviço:
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral
Data: 02/06 | 23/06 (sábados)
Horário: 14h às 17h
Classificação: Livre
Duração: 3 h
Inscrições: Por meio do perfil do instagram do Dança no Es (@portaldancanoes) e no Facebook (@dancaes), a partir das seguintes datas:
02 de junho:
Início das inscrições: 21/05
Tema : Dança e Autoria
Mediação: Flavia Dalla Bernardina
23 de junho:
Início das inscrições: 11/06
Tema : Dança para a Tela
Mediação: André Arçari
Texto: Carla Bianca Correa Nigro
Estagiária de Comunicação do Teatro Carlos Gomes
pautacarlosgomes@secult.es.gov.br
Tels.: 3132-8399
Facebook: teatrocarlosgomes
Instagram: tcg.es