22/09/2025 16h45

Dia de Cosme e Damião: distribuição de doces no bairro Conquista

Neste sábado (27), o Coletivo Zacimba Educa vai distribuir os tão requisitados saquinhos de doce no mirante do bairro Conquista, em Vitória. Ao todo, serão 250 distribuições. A atividade, que será das 14h30 às 16h30, contará, ainda, com diversas atrações culturais gratuitas voltadas para o público infantil.

O evento faz parte do Ciclo Ayô, projeto de celebração das infâncias e das culturas populares que pulsa nos territórios periféricos, que será realizado entre setembro e novembro, já que, além das comemorações com distribuição de doces, acontecerá em novembro o Festival das Crias, também no Mirante do Conquista, com espetáculos teatrais, oficinas de brinquedos, corte de cabelo e outras atividades.

A distribuição de doces é realizada há cinco anos pelo Coletivo Zacimba Educa, que arrecada as guloseimas por meio de uma campanha de doação. Nesse período, já foram contempladas cerca de 1,5 mil crianças. Durante os festejos haverá contação de estória com a pedagoga especialista em infâncias e letramento e produtora cultural Professora Rafaela.

Além disso, a convidada é autora do livro “A descoberta de Alika”, no qual a personagem principal, Alika, descobre mais sobre a sua ancestralidade e a cidade da Serra, no Espírito Santo, por meio da convivência com seu avô. Também é autora de “As cores de Kito”, em que o personagem conversa com o leitor mostrando a forma como enxerga o mundo, e de “O cocar de Raoni”, que conta a história de um jovem indígena que cursa a faculdade de Medicina e explica para os colegas da cidade a origem dos povos indígenas e como eles preservam sua cultura no meio urbano.

Também faz parte da programação uma intervenção poética com Ira, que é slammer, compositor, escritor, articulador, educador social e estudante de Filosofia. Ele fará performance de poesia falada para crianças, com temáticas como identidade, pertencimento, combate ao racismo, tradições e cultura periférica.

O coordenador do Coletivo, João Paulo dos Santos, informa que a atividade tem como objetivo resgatar a cultura popular e festejar o ciclo das crianças, que, conforme afirma, é uma prática muito conhecida na cultura de matriz africana. Também é uma forma de conectar a comunidade, promover integração. Além da atividade do próximo sábado, haverá outra nos mesmos moldes em 25 de outubro, quando é comemorado o dia de Crispim e Crispiniano, na orla de Nova Palestina, também na Capital.

Crispim e Crispiniano e Cosme e Damião são cultuados nos terreiros de Umbanda, sendo considerados alguns dos elementos principais na linha dos ibêjis, ou seja, crianças que trazem alegria e prosperidade.

O Zacimba Educa é formado principalmente por jovens da região. Tanto a comemoração de setembro quanto a de outubro são viabilizadas pelo Edital de Culturas da Infância, por meio da Secretaria da Cultura, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e da Política Nacional Aldir Blanc (PINAB), Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.

 

Serviço:

Data: 27/09 (sábado)
Horário: 14h30 às 16h30
Local: Mirante - R. São Nicolau - Conquista, Vitória

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

(27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard