28/11/2025 11h03

Coral Guarani de Aracruz lança primeiro álbum gravado dentro da casa de reza

O Coral Guarani Tape Retxakã, da aldeia Ka’agwy Porã (Nova Esperança), em Aracruz, acaba de lançar seu primeiro álbum, Djagwata Porã, um marco na trajetória musical e espiritual do grupo. Gravado inteiramente dentro da Opuy’i, a casa de reza da aldeia, o trabalho reúne 12 composições autorais em guarani assinadas por Edmilson Karaí e Patrícia Takuá, além de uma faixa criada por Werá Djekupé (Marcelo Guarani). A produção musical é de Aline Maria.

O título, Djagwata Porã, significa “caminhada sagrada” e traduz o percurso de aprendizado, cura e conexão espiritual que orienta a vida do povo Guarani. O álbum traz cantos que ecoam práticas ancestrais e refletem a força da coletividade, atravessando temas como proteção, equilíbrio e ligação com Nhanderu, o grande criador. O trabalho está disponível gratuitamente em plataformas como Spotify e YouTube.

O projeto é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), do Governo Federal. O incentivo possibilitou a gravação do disco, a aquisição de novos instrumentos tradicionais e a circulação do coral em atividades culturais ao longo de 2025.

Formado por 20 integrantes, o Tape Retxakã é liderado pelo casal Edmilson Karaí e Patrícia Takuá. O grupo utiliza instrumentos tradicionais como mbaraka mirim (chocalho), angu’á pu (tambor), takua pu (percussão de bambu tocada pelas mulheres), além de rabeca e violão de cinco cordas, afinados segundo a espiritualidade Guarani.

“O coral é uma prática que é da nossa cultura. Toda noite temos o costume de juntar crianças e adultos na casa de reza e ter momentos assim, para nós mesmos. E quando vêm visitas na aldeia, o coral também tem essa função de mostrar a musicalidade do povo Guarani. Quando somos convidados também costumamos ir em escolas, universidades, espaços culturais, levando também o nome da aldeia e a cultura, música e língua Guarani”, afirmou Edmilson Karaí.

O coral também participa da faixa Sonhar Floresta / Ka’agwy Porã, do álbum Sonhos, da cantora capixaba Luíza Boê, lançado em 2025.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard