Galeria Homero Massena realiza primeira edição do ‘Conversações’
A Galeria Homero Massena, em Vitória, realiza nesta quinta-feira (21), às 19 horas, a primeira edição do evento “Conversações”. Será um debate com a participação de integrantes do webdoc “Corpo-Flor", de Izah Cândido e Wan Viana. O vídeo faz parte da mostra “Videografias do Corpo”, que vai até dia 23 de fevereiro, no mesmo espaço. De acordo com o coordenador da galeria, Nicolas Soares, o “Conversações” pretende provocar o público a pensar no vídeo e na arte como meio de renegociar as subjetividades periféricas. A entrada é franca.
“A maioria dos artistas da mostra são LGBTT, assim como as questões dos vídeos, mas eu entendo que os trabalhos extrapolam um viés temático”, afirma Soares. O debate, segundo o coordenador da galeria, pretende fazer o público pensar os discursos e lugares reivindicados na mostra e qual o papel da galeria como instrumento de representatividade.
Soares complementa que a conversa com os participantes do webdoc “Corpo Flor” terá conexão com todos os outros artistas da mostra, “permitindo trazer à tona os confrontos e debates que cada um provoca com o público”.
“Corpo flor”, de Izah Candido e Wanderson Viana, é uma série de documentários que investiga como os corpos negros que fogem da normativa heterossexual dialogam com o mundo, em seu prazer e sua resistência contra uma estrutura de controle e subalternização.
A mostra também expõe outras sete produções: A Massa É Bi / La Massa És Bi, de Berna Reale; Baile, de Rubiane Maia; Cais do Corpo, dirigido por Virginia de Medeiros; Bikini Quadradão, de Yuri Tripodi; Translúcidos, do Coletivo Gleba de Pêssego; #GISANTS#GILLES#PASTOR, de Gilles Pastor e Yeda Brown; Efeito Borboleta, uma produção da Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), com direção de Pedro Murad.
A mostra pode ser conferida até o dia 23 de fevereiro, de 9h às 18h até sexta-feira; e no sábado, das 13h às 17h.
Programação integrada
No mês de fevereiro, o Palácio da Cultura Sônia Cabral e a Galeria Homero Massena, no Centro de Vitória, realizam uma programação integrada e direcionada para comunidade LGBT, buscando dar visibilidade para as questões de gênero e sexualidade. A mostra de vídeo “Videografias do Corpo” e a exposição fotográfica “Transpotências”, na Galeria Homero Massena; e o espetáculo teatral Cortiço dos Anjos, em cartaz no Palácio da Cultura Sônia Cabral, trazem uma similaridade em seus conceitos: são obras artísticas que retratam a dura realidade e vivência de travestis, mulheres e homens transexuais no País.
Serviço:
Conversações
Local: Galeria Homero Massena
Data: 21 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Classificação: 16 anos
Entrada Gratuita
Texto: Carla Nigro (estagiária do Palácio da Cultura Sônia Cabral)
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac
3636-7111/99808-7701/99902-1627
secultjornalismo@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Facebook: secult.espiritosanto
Instagram: secult.es
Twitter: seculte (?)