28/08/2019 17h58 - Atualizado em 28/08/2019 17h59

Congo capixaba inspira primeiro livro do músico Thiago Vieira

"A Bateria e o Congo: Cultura e Criatividade" será lançado nesta quinta-feira (29), às 19h30, na Casa de Bamba, em Vitória.

O músico Thiago Vieira lança nesta quinta-feira (29), às 19h30, na Casa de Bamba, em Vitória, o livro "A Bateria e o Congo: Cultura e Criatividade". A obra foi contemplada por edital da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O artista Rodrigo Brito assina a criação da capa do livro. O lançamento vai contar com show da banda Tabacarana.

O livro é o resultado do mestrado profissional em Música, cursado por Thiago vieira, na Unirio e foi realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura). O autor usa uma das principais manifestações culturais do Espírito Santo para desenvolver um método de estudo da bateria, abordado sob a linguagem rítmica do Congo Capixaba.

“Propomos, a partir da linguagem rítmica e idiomática dessa manifestação cultural, exercícios técnicos progressivos de coordenação motora e independência na bateria, contribuindo, assim, para o aumento do repertório para este instrumento e para a modernização, a manutenção, o fomento e a propagação da cultura do Estado do Espírito Santo”, destaca Thiago Vieira.

Sobre o autor

Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Thiago Vieira é professor de Percussão Erudita da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

Thiago Vieira é integrante da banda Tabacarana e baterista contratado da banda de sambarock Projeto Feijoada. Também atuou como músico contratado da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) e integrou a banda Khorus, com quem realizou centenas de shows em todo território nacional.

Em sua trajetória na música, atuou com diversos artistas, como Kátia Rocha, Dennise Pontes, Banda Kalifa, Marcela Lobbo, Di Morais, entre muitos outros.

Serviço:

Lançamento do Livro: "A Bateria e o Congo: Cultura e Criatividade", de Thiago Vieira
Data: 29/8 (quinta-feira)
Local: Casa de Bamba: Rua Gama Rosa, Centro, Vitória – ES