02/07/2021 10h25 - Atualizado em 23/07/2021 18h26

Confira as exposições em cartaz nos espaços culturais da Secult

 

Retomada das atividades cumpre as medidas sanitárias da Secretaria da Saúde (Sesa). 

 

O mês de julho marca um momento esperado para a Secretaria da Cultura (Secult): a retomada de algumas atividades nos espaços culturais geridos pela Secretaria. Localizados bem próximos um ao outro, o Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), a Galeria Homero Massena (GHM) e a Casa da Música Sônia Cabral estão com exposições em cartaz. Além disso, o circuito de arte no Centro de Vitória, a Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), na Enseada do Suá, e o Museu do Colono, em Santa Leopoldina, também estão de portas abertas. 

 As ações seguem todos os protocolos sanitários da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Governo do Estado do Espírito Santo. 

 Visitação presencial 

Em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e visando à segurança do público e das pessoas que trabalham nos espaços, as visitas seguem com regras de agendamento e funcionamento, que podem ser redefinidas de acordo com o decreto que normatiza as medidas sanitárias obrigatórias. Para entrar nos espaços, são obrigatórios a utilização de máscara e o distanciamento social. Todos os espaços disponibilizam álcool em gel para os visitantes.

Confira as diretrizes de controle e combate à disseminação da Covid-19 AQUI.

Galeria Homero Massena (GHM): "Corpo entre tempos" | Imagens que buscam materializar e criar toque para um corpo que não pode ser tocado.

"Corpo entre tempos" explora a diferença de 41 anos de idade entre duas artistas: Bárbara Bragato, 28 anos, e Célia Ribeiro, 69 anos. As imagens expostas mostram as diferenças físicas dos corpos, assim como as diferentes experiências de vida. A dinâmica de observar e ser observada foi atravessada pela impossibilidade do encontro e do toque, causada pelas medidas de distanciamento social. Os trabalhos expostos propõem uma reflexão sensível sobre o cansaço e a angústia das interações, por meio das telas de celulares e computadores.

Capacidade do espaço: grupos de até cinco (05) pessoas por vez. Para grupos maiores, o agendamento é pelo e-mail ghmassena@gmail.com

*Uso de máscara e distanciamento social obrigatórios. 

Visitação: até dia 07 de agosto, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados, das 13h às 17h. 

Endereço: Pedro Palácios, 99 - Cidade Alta, Vitória, Espírito Santo - Telefone: (27) 3132 8395

 

 Museu de Arte do Espírito Santo (MAES): "Corpo experimento" | Exposição apresenta a prática artística como uma construção coletiva.  

"Corpo-experimento" reflete sobre o corpo e suas diferentes possibilidades materiais e sensíveis. Composta por obras em diversos suportes e que utilizam diferentes linguagens, como fotografia, vídeo e instalação, a mostra conta com obras de artistas visuais contemporâneos de diferentes localidades do Brasil. 

Fazem parte da exposição os artistas Aline Motta, Angella Conte, Geovanni Lima, Natalie Mirêdia, Nazareth Pacheco, Peter de Brito, Rafael Bqueer, Renan Marcondes, Renata Felinto e Tiago Sant’Ana, além de Eneida Sanches, artista convidada especial para a apresentação de pesquisa em arte.

Capacidade do espaço: grupos de até cinco (05) pessoas por vez. Para grupos maiores, o agendamento é pelo e-mail: maes.educativo@gmail.com

*Uso de máscara e distanciamento social obrigatórios. 

Visitação: de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 16h e sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h.

Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, 631, Centro, Vitória,  Espírito Santo - Telefone: (27) 3132 8390

 

Casa da Música Sônia Cabral: "Ocupação em quatro tempos"

"Ocupação em 4 tempos" foi idealizada pela arquiteta e colecionadora Tatiana Coutinho. Conta com obras do artista visual e doutor Fernando Burjato. São nove obras feitas, exclusivamente, para a exposição na cidade de Vitória. A mostra foi idealizada pela "Particular", uma galeria de arte e designe em plataforma digital, que se propõe a abrigar artistas e designers de relevância nacional e internacional e ainda descobrir e dar oportunidade e espaço para talentos. 

As obras da mostra, com suas bordas e rebarbas, afirmam o espaço fora da pintura e exigem uma reflexividade do plano, duvidando da virtualidade da imagem, relembrando a coisidade da tinta. O que excede é mole, se pende, se curva, tem corpo. Não há moldura possível que proteja a pintura do mundo, escondendo as pontas.

Capacidade do espaço: grupos de até cinco (05) pessoas por vez. Para grupos maiores, o agendamento é pelo e-mail soniacabral.es@secult.es.gov.br.

*Uso de máscara e distanciamento social obrigatórios. 

Visitação: de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h.   

Endereço: Praça João Clímaco, s/n, Centro, Vitória, Espírito Santo - Telefone: (27) 3132 8399

 

Museu do Colono

Inaugurado em 1969, o Museu do Colono está localizado num sobrado originalmente de uso residencial e comercial que pertenceu a Família Holzmeister. O local é tombado como Patrimônio Histórico pelo Conselho Estadual de Cultura e guarda um acervo de mais de seiscentas peças entre mobiliário, porcelanas, livros, quadros e outras coleções que pertenceram a Família Holzmeister. 

Capacidade do espaço: grupos de até cinco (05) pessoas por vez. 

*Uso de máscara e distanciamento social obrigatórios. 

Visitação: de terça a sexta, de 9h às 16h e aos sábados, das 8h às 12h. 

Endereço: Avenida Presidente Vargas, Centro, Santa Leopoldina, Espírito Santo - Telefone: (27) 3266-1250

 

-  Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES): "3D: Museu sem Paredes" | "Desdobrando o MAES em realidade virtual"

  A pandemia do Covid-19 obrigou o mundo da arte a se repensar diante das redes digitais. Como podem os espaços de exposição e memória se aproveitarem da internet e das novas tecnologias de imagem para ampliar a sua atuação pública? Para explorar essa questão, a exposição "Museu Sem Paredes" mapeia uma série de projetos de museu em realidade virtual. 

Alguns deles, criados por artistas, curadores e pesquisadores de diversas partes do mundo dão pistas de como a instituição de arte pode operar, dentro e fora do próprio edifício, como um sistema complexo de representações. Já outros, criados especialmente para a exposição, reconfiguram o Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), na forma de podcasts, filtros de realidade aumentada e espaços imersivos on-line.

O visitante do site "Museu Sem Paredes" pode navegar por diversas versões do Museu de Arte (MAES), criadas durante uma residência em realidade virtual. Hospedados na plataforma aberta Mozilla Hubs, esses ambientes imersivos podem ser acessados e até mesmo remixados pelo público, a partir de qualquer navegador web. 

Visite a qualquer dia e hora: https://hubs.mozilla.com/LcaeDTr/um-outro-maes-another-maes

 

- Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES)

  Para quem deseja fazer empréstimo de livros, consultas a periódicos ou usar o setor multimídia da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), o espaço está de portas abertas para o público. Para o visitante usar o espaço, existem regras e recomendações: visita permitida somente usando máscara, uso de álcool e distanciamento prezando pela não aglomeração de pessoas.

Ação virtual

Em parceria com a Tocalivros, a Biblioteca Pública do Espírito Santo está disponibilizando um acervo com quase 20 mil livros no formato de áudios e e-books. Os interessados podem acessar o link e se cadastrar para terem acesso ao acervo de forma gratuita. Acesse: https://biblioteca-levy-curcio-da-rocha.tocalivros.com/

Capacidade do espaço: 2 pessoas sendo atendidas simultaneamente em cada setor. Para agendamentos pelo e-mail bpes@secult.es.gov.br

Visite: de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 16h

*Uso de máscara e distanciamento social obrigatórios. 

Endereço: Avenida João Batista Parra, 165, Enseada do Suá, Vitória, Espírito Santo - Telefone: (27) 3137 9351

 

- Palácio Anchieta

  Patrimônio histórico e sede do Governo do Espírito Santo, o Palácio Anchieta é uma construção jesuítica que foi erigida entre os séculos XVI e XVIII. Originalmente, no prédio funcionava a Igreja de São Tiago e o Colégio de São Tiago. Passados vários processos de modificação nos séculos seguintes, o edifício continua a abrigar o Gabinete do Governador, funcionando também como espaço cultural, onde são recebidas exposições itinerantes e visitas guiadas.

O espaço recebe o público diariamente, com visitas guiadas a cada 20 minutos, passando pelas instalações, que conservam móveis e ornamentos da época em que o prédio foi reformado pelo então governador Jerônimo Monteiro. 

Visite: de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, e, aos sábados e domingos, das 9h às 16h.

*Uso de máscara e distanciamento social obrigatórios. 

Endereço: Praça João Clímaco, 142, Centro, Vitória. Telefone para agendamentos: (27) 3636-1032

 

Segundo semestre: O que vem por aí 

 

Com a expectativa de cada vez mais pessoas vacinadas, aos poucos e com cautela, as atrações culturais presenciais vão voltando a funcionar. Confira as próximas ações previstas para o segundo semestre de 2021. 

 

- Museu de Arte do Espírito Santo (MAES): 

Em setembro, entra em cartaz a exposição "Os sonhos de quem estamos sonhando", da proponente Livia Saraiva Egger e do artista Yiftah Peled. A mostra foi contemplada pelo Edital de Projetos Visuais, da Secult.             

 

- Galeria Homero Massena

 Em agosto, entra em cartaz a exposição "Ocularis Eroticus", de Flávia Marcarine, também contemplada pelo Edital de Projetos Visuais, da Secult.             

 

- Casa da Música Sônia Cabral

O espaço estará com a programação recebendo apresentações/ações culturais e desenvolvendo atividades que são rotineiramente divulgadas em nossas redes sociais. 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es/

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard