23/06/2020 11h21 - Atualizado em 02/07/2020 11h54

Confira a série #MAESPERTO: Conversas a partir da Arte

O #MAESPERTO é uma série de encontros semanais, sempre às quartas-feiras, com objetivo de colaborar no campo da arte e da cultura no atual cenário de distanciamento social. Serão diálogos e palestras ao vivo, com intuito de reunir virtualmente agentes do universo da arte numa esfera local e global, para aproximar as realidades, propor discussões e reflexões, a partir de temas específicos como curadoria, arte-educação, crítica de arte, acessibilidade em espaços culturais entre outros.

Confira a playlist com as transmissões anteriores: 

#MAESPERTO I: Bate-papo sobre o projeto de reinauguração do Museu de Arte do Espírito Santo

No primeiro bate-papo da série, contamos com a presença de Júlio Martins, curador da exposição de reabertura do MAES, Tatiana Rosa, arte-Educadora responsável pelo programa educativo e mediação feita pela diretora do museu, Ana Luiza Bringuente. 📣 Em pauta, os aspectos do projeto de reinauguração do MAES. 

#MAESPERTO II: Bate-papo sobre as mulheres negras na arte contemporânea

Uma conversa com narrativas pessoais, políticas e poéticas abordando construções de novas políticas de visibilidade a partir da recusa das imagens de controle, da autoafirmação e de novas representações como cura do trauma colonial. Com base em intelectuais negras, serão analisadas produções de discursos e de imagens em ações pedagógicas, curatoriais e artísticas nas artes visuais, que buscam gerar cuidado e cura – individuais e coletivos –, dos sofrimentos causados pelo racismo entrecruzado com discriminações de gênero, classe, território, entre outras.

Presenças de Mara Pereira, Doutoranda em Educação, Renata Sampaio, coordenadora do educativo da 12° Bienal do Mercosul e mediação da arte-educadora Tatiana Rosa.

MAESPERTO III: Bate-papo sobre os aspectos do projeto da nova exposição do MAES, ‘VIX’

Presença do curador da exposição de reabertura do MAES Júlio Martins, a arte-educadora Tatiana Rosa e a diretora do museu, Ana Luiza Bringuente.  Em debate, aprofundamentos a respeito dos aspectos do projeto da exposição VIX. 

MAESPERTO IV: Conversas a partir da Arte | Que tipo de instituição somos?

A quarta edição do #MAESPERTO vai debater as noções de trabalho colaborativo, coautoria e decodificação no sistema da arte contemporânea. E por fim, responderá a pergunta: que tipo de instituições somos? Presenças de Ananda Carvalho, professora e curadora e o artista Bruno Moreschi, com a mediação da diretora do museu, Ana Luiza Bringuente. 

MAESPERTO V: Conversas a partir da Arte | Acessibilidade

Presenças de Lucyenne Matos, professora do curso letras-libras no departamento de línguas e letras da UFES, Jeff Santana, professor da UFES, mestre em Literatura e doutorando em Estudos da Tradução no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução na Universidade Federal de Santa Catarina e Ana Carla Kruger, professora de libras na Prefeitura Municipal de Vitória, além de tradutora Português-Libras.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard