24/08/2017 13h22 - Atualizado em 25/08/2017 09h52

Confira a programação do II Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas

O auditório da Biblioteca Pública do Espírito Santo Levy Cúrcio da Rocha (BPES), na Praia do Suá, vai receber na terça (29) e quarta-feira (30), o II Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo. Além de promover o fortalecimento da rede de bibliotecas do Estado a partir da troca de experiências entre os participantes, o evento pretende apresentar e difundir o Programa Conecta Biblioteca, iniciativa da Fundação Bill&Melinda Gates.

A programação conta com a presença de bibliotecárias coordenadoras das Bibliotecas Municipais de Domingos Martins e Cariacica, que foram contempladas pelo Programa Conecta Biblioteca e premiadas pelo desenvolvimento de Boas Práticas. O secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcellos, também vai estar presente.

Outro destaque é a participação da professora e escritora Glória Kirinus, que lançara três livros e realizará um encontro com os leitores no setor Infanto juvenil. Entrada franca.

Programa Conecta Biblioteca

O programa é iniciativa da Fundação Bill&Melinda e tem contribuído para implementar ações e projetos de valorização das bibliotecas públicas no Brasil visando fundamentalmente à qualificação profissional.  A iniciativa da Fundação  é uma parceria com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), órgão ligado à Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e do Ministério da Cultura (MinC).

Gloria Kirinus

A escritora Glória Kirinus é peruana naturalizada brasileira. É autora de literatura infantil e juvenil e de livros teóricos na área de Letras e Educação. Tem experiência na área de Letras e na área de Educação, com ênfase em literatura brasileira e hispano-americana.

A escritora atua principalmente nos temas: imaginário, transdisciplinaridade, poesia, leitura, expressão escrita, escola, criança, e, claro, literatura infantojuvenil. Para saber mais sobre a escritora: http://gloriakirinus.com.br/

Programação:

Local: auditório da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES)

Data: 29 e 30 de agosto de 2017

Mais informações: 3137.9349.

Terça-feira (29)

9h - Abertura

João Gualberto Vasconcellos - Secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo

9h20 - Apresentação do Programa Conecta Biblioteca:

• Objetivos do Programa;
  • Proposta de Valor do Programa: concepção e critérios para participar.

12h -  Almoço

13h -  Vídeos institucionais da BPES e sua divisão itinerante

13h30 - Apresentação de Projetos:

Casos de sucesso e Boas Práticas: Cariacica e Domingos Martins;

Relação dos municípios classificados na 2.a etapa do Programa.

15h15 - Intervalo

15h30 - Grupos de Trabalho: projetos de pesquisa de usuários das BPM;

16h00 - Palestra: “A promoção da leitura e a importância da literatura nas

bibliotecas públicas”

Glória Kirinus (professora e escritora com publicações pelas editoras Paulinas e Paulus).

18h00 - Lançamento de livros de literatura, inclusive literatura infantojuvenil,  de autoria de Glória  Kirinus. Serão lançados os livros infantis “Um sol em meu nome” e “Carta para El Niño” da Editora Paulus, e o livro “Criança e poesia na pedagogia Freinet” da Editora Paulinas.

Quarta-feira (30)

9h - Seminário:

• Construindo a consulta de opinião
  • “Design Thinking”
  • Orientação de Projetos: objetivos e metodologia

10h - Atividade paralela: visita monitorada com o projeto Semeando a Leitura;

11h - Relato de experiência das Bibliotecas do Chile

Bibliotecária Ana Maria da Silva, da BPM de Domingos Martins (2.º lugar no Conecta Biblioteca)

12h - Almoço

13h - Plano de Articulação das Bibliotecas Municipais que integram o SEBPES: GT’s