02/09/2020 16h49 - Atualizado em 21/09/2020 11h43

Confira a programação da Semana ‘Cultura Conecta’

O público capixaba interessado na diversidade artística e cultural local terá uma programação imperdível nos próximos meses: a Secretaria da Cultura (Secult) promove de setembro até o mês de dezembro, a Semana "Cultura Conecta". Será uma série de apresentações on-line com diversas atrações por meio das redes sociais da Secult (Facebook e Youtube), além de transmissão em TV aberta e a cabo pela TVE. 

Música, teatro, contação de histórias, performance, circo e leitura dramática. As mais de 500 atrações em diversas linguagens artísticas e culturais presentes na programação foram selecionadas por meio do Edital Emergencial da Cultura, promovido pela Secult.

 

Confira a programação da Semana Cultura Conecta dos dias 15 até 20 de setembro:

SEMANA CULTURA CONECTA

(SEMANA 4)

22/09 - Terça-feira

Jussan Silva e Silva - Minicurso on-line – Criatividade e Produção Cultural – episódio 02
Oficina | Classificação: livre
Horário: 11h

Sinopse:

Jussan Silva e Silva é produtor cultural em Muqui, maior Sítio Histórico do Espírito Santo. É o Idealizador do Festival de TV e Cinema de Muqui, hoje na sua 9ª edição.

22/09 a 24/09 - (Terça, quarta, quinta-feira)  Horário: 19h - 25/09 (sexta-feira) – 18h

Livros por Lívia - Resenhas e Entrevistas Episódio .01
Oficina | Classificação: livre

Sinopse:


O projeto "Livros por Lívia - resenhas e entrevistas" será formado por quatro episódios apresentado pela jornalista e escritora Lívia Corbellari. Cada episódio irá abordar uma obra de um escritor ou escritora capixaba, sendo que cada autor escolhido vai representar uma temática diferente. Cada episódio conta com uma resenha crítica de um livro, com informações sobre o contexto histórico de quando a obra foi publicada, leitura de trechos do livro, apresentação da biografia do autor e uma pequena entrevista com o autor, que será convidado a participar da “live” da sua própria casa. No primeiro episódio vamos abordar o romance "Quiche", do escritor João Chagas, e a criação de novos universos na literatura.

23/09 – Quarta-feira

Anderson Bernadino Fabris - Faço Letras
Oficina | Classificação: livre
Horário: 11h

Sinopse:


Oficina básica de construção de peças de letra/lettering com a linguagem do graffiti é uma introdução ao conhecimento técnico de desenho para produção das letras com a possibilidade de expansão para a linguagem de desenho/ pintura que cada pessoa mais tenha facilidade e acesso.


Introdução ao realismo com Spray-Starley Bonfim Silva -
Oficina | Classificação: livre
Horário: 12h

Sinopse:

A iniciativa visa a oferecer uma introdução à técnica do Realismo com spray. O melhor cartão de visita é e sempre foi a cidade, entretanto devido às medidas de precauções em relação à pandemia, uma parte significativa dos artistas de rua está impedida de realizar suas atividades. Pensando em outras possibilidades de agregar no repertório visual e técnico dos artistas (que atuam ou não nas ruas) e entusiastas apresentando conceitos básicos para sua execução e sua aplicação.

Da palavra ao texto publicado: oficina de processos de escrita literária – Idayana Maria Borchardt Leite
Oficina | Classificação: livre
Horário: 18h

Sinopse:


O minicurso “Da palavra ao texto publicado: oficina de processos de escrita literária” trata-se de um curso introdutório para apresentar alguns aspectos relacionados a processos de escrita e de usos das mídias para divulgar textos em plataformas e redes sociais. O primeiro episódio abordará como começar a escrever, apresentando algumas dicas e orientações diversas sobre o tema.

24/09 - Quinta-feira

Oficina de iluminação para produções autorais. - Vitor Lorenção de Almeida -
Oficina | Classificação: livre
Horário: 11h


Sinopse:


Oficina de iluminação para produções autorais. Serão abordados nesta oficina desde os aspectos físicos da luz até o uso criativo de elementos luminosos para criar uma cena adequada para filmagens ou fotografias.

Canal 2.1

Direto do Forno - Eduardo Sasquate
Música | Classificação: livre
Horário: 20h15

Sinopse:

O projeto consiste em levar apresentação musical de qualidade no período de pandemia, em consequência as ações de distanciamento social propostas pelo Governo do Estado para conter o avanço do novo Coronavírus (Covid-19) .No mesmo canal será exibida apresentação musical do gênero hip-hop com influências da poesia e teatro no formato on-line, possibilitando o acesso em qualquer parte do mundo. A apresentação ocorrerá na residência do proponente e conta com aparelhos próprios de som, iluminação, audiovisual e conexão com a internet.



25/09 - Sexta-feira


Antonio João e Pedro Caninne Ferreira - Encontro Musical com Tunico da Vila
Oficina | Classificação: livre
Horário: 19h

Sinopse:

O “Encontro Musical com Tunico da Vila” visa a aproximar virtualmente o público capixaba do universo cultural do cancioneiro de afro-sambas do cantor e compositor Tunico da Vila, que reside em Vitória desde 2016. Por acreditar que a arte é um respiro importante em tempos de pandemia, o público receberá informações acerca da história e a origem africana do samba de forma musicada. O artista possui vivências em países africanos e 25 anos de carreira como músico internacional. Trabalha projetos de cultura criativa, afetiva e inclusiva como ferramenta de conexão com o povo negro, abordando temáticas raciais e de respeito à diversidade.



Icaro Goulart Pissineli – Ursulive
Música| Classificação: livre
Horário: 20h

Sinopse:


Ursulive é espaço Idealizado pela Drag Queen Ursula Pussynail para realizar seus shows e DJ sets. Construindo uma narrativa contada através da mixagem de seu setlist. As lives vão diversificar a cena cultural e proporcionar uma programação de qualidade trazendo a presença e o talento de uma Drag Queen para o centro das atenções. Afirmando a importância da representatividade do grupo na luta pelos direitos LGBTQ+ nesse momento de pandemia.

26/09 - Sábado

Contemporaneidade da Dança A Dois - Rodrigo Rithelly das Neves Lopes

Oficina | Classificação: livre
Horário: 15h

Sinopse:


O Bolero é um ritmo cubano que mescla raízes espanholas com influências locais de vários países hispano-americanos. Apesar de nascer em Cuba, tornou-se também bastante conhecido como canção romântica mexicana. O ritmo foi se modificando, tornando-se mais lento, desenvolvendo, especialmente, temas mais românticos.
- Aprendendo Bolero: Colocação corporal, passos básicos e variações.



No ritmo: discotecando em casa - Juliano Eliseu da Silva
Oficina | Classificação: livre
Horário: 15h30

Sinopse:


A atividade proposta prevê que aconteça uma apresentação musical de discotecagem em formato de live, via aplicativo de vídeo chamada, com duração de 1 hora, em que o DJ compartilhará uma sequência de música que possa proporcionar um momento de entretenimento para o público em suas casas e um encontro em formato de bate-papo on-line com o tema: “Discotecagem e suas manifestações através da música”, no qual o responsável por este projeto irá realizar uma conversa interativa com o público, com o objetivo de proporcionar uma visão mais acessível sobre a discotecagem, gerar uma interação com os participantes e transmitir conhecimento.

Luau Com Thiago Alldeia
Oficina | Classificação: livre
Horário: 16h30

Sinopse:


Proporcionar a sensação de um luau ao ar livre com ambiente temático é o objetivo da apresentação do vocalista da Alldeia. Em suas músicas a banda da região do Caparaó fala das belezas naturais transmitindo mensagens “good vibes” abordando crítica social através da música reggae. O Luau com Thiago Alldeia apresentará um repertório autoral com músicas do seu primeiro álbum “Gaia Vive” que faz alusão a mãe Terra e sua luta pela sobrevivência e músicas do segundo álbum “Resiliente” que está sendo lançado este ano e com mensagens de autoestima, autoaceitação e superação. Além das autorais o repertório contará ainda com releituras de músicas de artistas que sempre são pedidas nos luaus que a banda participa



"Plugged on live- Ivny Matos Gonçalves
Teatro | Classificação: 14 anos
Horário: 17h30

Sinopse: 

Plugged on live,  é uma performance à partir do espetáculo PLUGGED, ensaio sobre dias felizes. O espetáculo, de 2016, foi uma adaptação de Marcelo Ferreira para a obra "Dias Felizes" de Samuel Becket. Na versão "On Live", criada especialmente para este momento de quarentena, a personagem presa em casa tem em seus aparelhos eletrônicos e na internet as únicas possibilidades de comunicação e relacionamentos. A performance de Ivny Matos, retrata a realidade da maioria das pessoas hoje no mundo: angústia, confusão de emoções, e uma boa dose de otimismo.


Latinidades – Sérgio Pereira Gonçalves de Oliveira
Música | Classificação: livre
Horário: 18h.


Sinopse:

A ideia da criação do projeto Latinidades foi pela necessidade de uma afirmação latino americana no Brasil e inicialmente em Vitória, propagando a música e a cultura de nossos países vizinhos incluindo o Brasil como um país latinoamericano pois dificilmente nós nos afirmamos como tal. Esse projeto vem com a proposta de nos conectarmos com esses países através da música numa irmandade e união, pois, normalmente apenas conhecemos conteúdo artístico e cultural norte americano e europeu deixando de lado nossas raízes sul-americanas. O projeto já tem mais de três anos de trajetória e teve diversas apresentações no cenário capixaba em eventos privados, festas e pequenos festivais.




Live - Casaca 20 Anos – Renato Elias Fernandes -
Oficina | Classificação: livre
Horário: 19h

Sinopse:


Completando 20 anos a Banda Casaca é uma referência da música no Espírito Santo. Com sonoridade inovadora, carrega a tradição do Congo Capixaba e seus integrantes são verdadeiros herdeiros e multiplicadores dessa tradição secular. A live vai trazer para o público o repertório do espetáculo de comemoração dos 20 anos da Banda Casaca, transmitindo, assim, a musicalidade vibrante através do seu cantor e compositor Renato Casanova que da sua casa vai mostrar ao público as músicas que cantam a história da banda, além de apresentar músicas inéditas do novo álbum que está sendo gravado.

27/09 – Domingo

Processos Criativos na Quarentena – Seu texto meu corpo – Coordenação: Patricia Galleto.
Oficina | Classificação: livre
Horário: 15h

Sinopse:

A partir de textos curtos sugeridos por usuários das redes sociais, são criados exercícios cênicos de curta duração, totalizando 15 vídeos. Ao final do período de postagens será realizado um bate-papo com transmissão ao vivo sobre o processo. A apresentação pretende utilizar as redes sociais como espaço cocriativo, lançando mão de suas dinâmicas próprias para a produção/experimentação e fruição de conteúdo artístico, sugerindo a comunicação entre linguagens, a troca afetiva a partir da expressão artística e a abertura de espaço para debate sobre processos criativos.

Vanessa Darmani Lima - América 2
Música | Classificação: livre
Horário: 15h30


Sinopse:

“América 2” foi criado e dirigido pela dupla “Nosotras” composta pelas mulheres palhaças Julieta Hernández (Venezuela) e Vanessa Darmani (Brasil). Este espetáculo foi contemplado na lei emergencial do Estado do Espírito Santo, sendo esta uma apresentação gratuita e aberta a todas, todos e todes.


Dia mágico – mágicas fáceis para fazer em casa – Rodrigo Campaneli
Música | Classificação: livre
Horário: 16h20


Sinopse:

O ator e mágico Rodrigo Campaneli Conduz essa live que promete agradar todas as idades. Com mágicas histórias oficinas e brincadeiras.


Música para as crianças em casa -Samir Barcelos Lima
Música | Classificação: livre
Horário: 17h

Sinopse:


Nesse espetáculo voltado para o público infantil, Samir Lima apresenta 10 canções inéditas e de sua autoria, e dezenas de brincadeiras, que irão ajudar você e sua família a se divertir com objetos cotidianos, e explorar os sons e as aventuras que existem em cada parte do nosso lar. Proporcionar relaxamento, diversão e aprendizado com muita música e liberdade para se expressar. Separe seus lenços, colheres, vasilhas, panelas, copos e muita energia, para viajar pelos mistérios do banheiro, o aconchego da sua cama, as molas do sofá. Música de brincar em casa é pra toda a família, por isso, quero você e a sua turma conectados comigo, e espalhando pelo mundo toda a beleza e esperança que a música traz.

O Dom de Cantar de Fábio Pinel: Show de pré-lançamento ao vivo do álbum - Fábio de Lacerda Trajano Pinel
Música | Classificação: livre
Horário: 18h

Sinopse:

Fábio aprendeu a amar o samba desde a mais tenra idade, graças à influência do pai Aladim Pinel, que o levava para as rodas de samba e lhe presenteou com um cavaquinho quando ele tinha apenas seis anos. Desde então, a paixão pela música – e em especial o samba – acompanha o jovem cantor e compositor em todos os seus passos. No repertório, sambas consagrados de compositores que influenciaram seu modo de compor e cantar - entre os quais não podemos deixar de citar João Nogueira, Paulo César Pinheiro, Cartola, Zé Kéti, Chico Buarque, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho e, naturalmente, Noel.


Afari In The House
Música | Classificação: livre
Horário: 19h
Release AFARI In the House
Live #2 - Na Sala

Sinopse:

A Live terá Duração de Aproximadamente 1 hora, tempo limite do Instagram, aplicativo que a artista vai usar para transmissão. A artista apresenta sucessos de sua trajetória e conversa sobre cada uma das faixas expondo e debatendo seu processo criativo em torno da construção de suas músicas. Interagindo com o público on-line e respondendo perguntas sobre os temas abordados nas músicas.

Como assistir:


Existem várias formas de você acompanhar a programação. Confira abaixo.

- Youtube

Todas as apresentações serão retransmitidas também pelo canal da Secult no Youtube:  

AQUI 

 - Facebook

Todas as apresentações também serão retransmitidas pelo Facebook da Secult.

AQUI

 
TVE

 A Secretaria da Cultura (Secult) e a TVE-ES são parceiras da programação. Ambas transmitirão o conteúdo em suas redes sociais, que alcançará também a TV aberta e a cabo. De quinta-feira a domingo, as apresentações culturais serão exibidas no canal 2.1, e de terça-feira a sexta-feira, a formação cultural no canal 2.2.

 Em breve, será lançada plataforma digital que reunirá toda a agenda e conteúdos.

 

Semana Cultura Conecta

 

As atrações foram selecionadas por meio do Edital Emergencial da Cultura lançado no mês de abril deste ano, pela Secult. Elaborado para amenizar os impactos econômicos do novo Coronavírus (Covid-19) no setor cultural, o edital totalizou 300 prêmios com o valor de R$ 360 mil reais em recursos  provenientes do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura). Puderam participar artistas e técnicos tanto com projetos de apresentações quanto de capacitação na área de cultura.

 Respeitando os protocolos sanitários, as apresentações  da Semana Cultura Conecta nas redes sociais e pela TV são uma forma de garantir o acesso à cultura e incentivar os cidadãos capixabas a ficarem em suas casas para conter a pandemia.


Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard