15/05/2025 14h19

Concerto no Teatro Glória marca os 71 anos da Fames

Em comemoração aos 71 anos da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), a orquestra sinfônica da instituição apresenta, na próxima terça-feira (20), às 20 horas, no Teatro Glória, no Centro de Vitória, o “Concerto de Aniversário Fames”. A data marca a inauguração da então denominada “Escola de Música do Espírito Santo” (Emes), em 1954.

A Orquestra Sinfônica da Fames (Osfa), formada exclusivamente por estudantes e professores da instituição, levará ao palco interpretações neoclássicas de compositores dos séculos XVII, XIX e XX, sob a direção artística e regência do professor Fellipe Carnauba.

O concerto terá ainda a participação do professor e violonista Belquior Guerrero, que atuará como solista na interpretação da obra “Petit Concerto de Société, opus 140”, do compositor Ferdinando Carulli (1770-1841).

“A Fames acompanhou as mais diversas transformações da sociedade no século XX e tem se posicionado com vigor diante dos intensos desafios deste quarto de século XXI, mantendo-se sempre como referência na formação de músicos e educadores musicais, um grande orgulho para todos os capixabas. No decorrer das décadas, a Fames sempre avançou e em suas entregas, está se modernizando cada vez mais e ampliando sua área de atuação, o que nos dá bons motivos para comemorar e compartilhar este momento com a comunidade”, afirma o diretor da Fames, Fabiano Araújo.

Avanços e transformações

Nos últimos anos, a Fames vem implementando profundas reestruturações nos cursos de graduação e toda a estrutura acadêmica foi digitalizada e modernizada. Novos espaços físicos foram criados para realização de aulas e concertos didáticos. A instituição também contratou recentemente, por meio de concurso público, mais de 40 novos professores.

Atualmente, a instituição anexou à sua estrutura física um andar inteiro do Edifício Março, próximo à faculdade, com novas salas de aula amplas e equipadas, além de salas administrativas. O auditório do Ciretran, também no Centro de Vitória, com estrutura de teatro, é outro novo espaço onde ocorrem aulas, ensaios e apresentações musicais da instituição. 

Além disso, foram criados dois cursos de pós-graduação e cursos de extensão em diversas áreas, que estão sendo ofertados em 19 municípios do Estado. Os programas de iniciação científica e de bolsa monitoria, atendem dezenas de estudantes, que recebem ajuda de custo e vivências práticas, além de diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Também está em fase final um projeto de melhorias na estrutura do prédio principal, que inclui obras e ampliação de salas de aula, biblioteca, auditório, refeitório, salas administrativas, áreas comuns e fachada. As ações ainda contemplam o aumento do número de salas de aula e a criação de um novo estúdio de ensaios e gravações.

 

Serviço:

Concerto de Aniversário Fames 71 anos

Com: Orquestra Sinfônica da Fames

Regência: Fellipe Carnauba

Solista: Belquior Guerrero

Data: 20/05 (terça-feira)

Horário: 20 horas

Local: Teatro Glória - Centro Cultural Sesc Glória / Avenida Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória, Espírito Santo.

Informações à Imprensa:

 

Assessor de Comunicação da FAMES

Sandro Costa Barbosa

Sandro.barbosa@fames.es.gov.br

Telefone:  (27) 3636 – 3611/ 9 8895 – 5857/ 9 9633 1969

www.fames.es.gov.br

                                                                                                                         Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Wigo Nunes /Jéiny Lima / Julia Novais / Juliana Indami / Davi Batista

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard