Comunidade Quilombola de Cachoeiro de Itapemirim lança o curta ‘De Barriga pra Cima’
O curta “De Barriga para Cima” será lançado na próxima segunda-feira (08), às 19h30, no Centro Comunitário da Comunidade Quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, em sessão gratuita e aberta ao público. A obra é resultado das oficinas gratuitas sobre a linguagem e as técnicas de cinema ministradas pelo Cine Quilombola em parceria com o Instituto Marlin Azul (IMA) dentro da comunidade.
A ação foi contemplada pelo Edital 04/2023 – Valorização da Diversidade Cultural Capixaba, da Secretaria da Cultura (Secult), e conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) . A realização é do Instituto Marlin Azul, com apoio da Coordenação Estadual Quilombola do ES Zacimba Gaba, da Confederação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e da Comunidade Quilombola de Monte Alegre.
Com inspiração no material fantástico criado durante o sono, a produção mergulha no universo de mistérios dos sonhos para relatar experiências vividas pelos moradores enquanto dormem, misturando o assombroso, a fantasia, o medo, os afetos e o encantamento. Ao contarem seus sonhos, os quilombolas revelam como se relacionam com o lugar onde vivem cercados pelas matas, as águas, pelos espaços compartilhados e pela vida simples e conectada por laços de convivência.
O processo de produção envolveu um roda de conversa para os participantes ouvirem e contarem os sonhos, e depois fazerem a seleção do que seria transformado em filme. Os participantes organizaram o roteiro, selecionaram os personagens, figurinos, objetos de cena e os lugares para as gravações. Com câmeras de celular e equipamentos disponibilizados pelo IMA, a turma percorreu a região em busca de imagens e sons para compor a narrativa visual e sonora.
Cine Quilombola
O Cine Quilombola é um projeto de fortalecimento comunitário através do registro audiovisual dos saberes e fazeres tradicionais das comunidades quilombolas, pelo olhar dos próprios moradores junto com a equipe IMA. Com o objetivo de estimular, nas comunidades, o uso do audiovisual como estratégia de criação, invenção e também de preservação, memória, valorização, registro e difusão das práticas e saberes ancestrais.
A primeira edição do projeto foi realizada em 2021, no sul do Espírito Santo, e resultou nos documentários: “Do Lado de Cá”, da Comunidade Quilombola de Graúna (Itapemirim); “Vamos em Batalha”, das Comunidades Quilombolas de Cacimbinha e Boa Esperança (Presidente Kennedy); “Era Caminho Deles”, da Comunidade Quilombola de Pedra Branca (Vargem Alta); “Ninguém Canta Igual Eu Canto”, da Comunidade Quilombola de Monte Alegre (Cachoeiro de Itapemirim).
Em 2023, o projeto ampliado recebeu o nome de Cinema de Griô e se estendeu para Conceição da Barra, no Território do Sapê do Norte, culminando na produção das obras “O Vento não tem Morada”, da Comunidade Quilombola do Córrego do Alexandre (Porto de São Benedito), Comunidade Quilombola Porto Grande e Comunidade Quilombola de Santanta; “Abre Caminho”, da Comunidade Quilombola do Angelim II; e “Jangolá”, da Comunidade Quilombola do Linharinho.
No ano seguinte, em uma nova edição do Cine Quilombola, a Comunidade Quilombola do Linharinho, voltou a reunir integrantes de diferentes gerações para uma nova vivência audiovisual, desta vez para transformar em filmes histórias guardadas durante os sonhos. O resultado foi a realização dos curtas- metragens “Sonhos” e “Comadres”.
Serviço:
Lançamento do filme “De Barriga pra Cima”
Data: 08/12 (segunda-feira)
Horário: 19h30
Local: Centro Comunitário da Comunidade Quilombola de Monte Alegre – Cachoeiro de Itapemirim
Entrada gratuita e aberta ao público
Mais informações:
Instituto Marlin Azul
Telefone: (27) 3327-5009 | (27) 99872-3521
E-mail: instituto@imazul.org
Site IMA: www.institutomarlinazul.org.br Redes sociais: @institutomarlinazul
Assessoria de Comunicação do Instituto Marlin Azul Simony Leite Siqueira
Telefone: (27) 99695-7093 | 3327-6999
E-mail: imprensa@imazul.org
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br