29/07/2025 11h43 - Atualizado em 29/07/2025 12h02

Com um repertório de samba, Edivan Freitas faz apresentação gratuita na Thelema nesta quinta-feira (31)

A apresentação do cantor e compositor Edivan Freitas, nesta quinta-feira (31), na Thelema, Centro de Vitória, será uma oportunidade para os amantes do samba conhecerem o novo EP do artista e rememorar sucessos da sua trajetória. Edivan será a atração do Projeto Ensaios, que faz parte da programação do Entrelaços, iniciativa por meio da qual serão realizadas atividades culturais gratuitas no Espaço Cultural, durante todo o ano de 2025.

O repertório contará com sambas autorais dos álbuns Andante, de 2011, e Dança da Fala, de 2018. Esse último, segundo Edivan, conta com a participação de grandes nomes, como Zé Renato, do grupo Boca Livre, do Rio de Janeiro, e Lui Coimbra, do mesmo estado, que já trabalhou com artistas de renome nacional, como Ney Matogrosso. O álbum também conta com grandes nomes do Espírito Santo, como Edu Sazjbrun, que já trabalhou com Zizi Possi e Gilberto Gil.

Quem comparecer à apresentação na Thelema também vai apreciar os singles Quilombo Piedade, que Edivan compôs em homenagens aos irmãos Ruan e Damião, brutalmente assassinados no Morro da Piedade, região do Centro de Vitória, onde moravam, e Casa de Constelações, uma homenagem às vítimas da Covid-19.

Apesar de a previsão de lançamento do EP de Edivan ser no último trimestre deste ano, as canções desse novo trabalho vão embalar o Projeto Ensaios nesta quinta-feira (31). O EP, em parceria com o professor, escritor e compositor Marcos Ramos, se chama Agô, que, na língua iorubá, significa licença. “O EP é uma visita de puro amor ao samba, um pedido de licença aos mestres do samba”, diz Edivan. De acordo com ele, o EP contará com vários subgêneros dentro desse ritmo, como samba enredo, samba de breque e partido alto.

Também faz parte do repertório a música Motumbá. De origem iorubá, essa palavra significa obrigado. A canção é uma homenagem a Arlindo Cruz e foi gravada pela cantora Fabiana Cozza. Edivan fará ainda releituras de nomes, como Cartola, Paulinho da Viola e Thiago Amud. Esse último aponta um dos grandes nomes do samba na atualidade.

“Os músicos capixabas que não conhecem o Projeto Ensaios deveriam conhecer. É um dos projetos mais longevos, de maior êxito para a música autoral. São mais de 100 edições. Quando me apresentei pela primeira vez, estava chegando na nonagésima. Foi tão agradável! É uma coisa que Vitória não tem muito, ao contrário de outras capitais, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro”, diz Edivan.

"A volta do Edivan ao Ensaios é uma garantia de que vamos ter uma noite de beleza e música. O trabalho dele é encantador, de uma poética maravilhosa. Quando ele traz para essa edição músicas que ainda serão lançadas no seu EP faz uma demonstração de carinho e respeito com o projeto. O Projeto Ensaios e a Thelema agradecem muito", diz Ruth Rangel, produtora cultural da Thelema. 

Entrelaços

Nos sete anos de existência da Thelema, muitas ações foram desenvolvidas, com os mais diversos parceiros e inúmeras linguagens. Foram experiências que se entrelaçaram, fazendo com que o espaço cultural se tornasse o que é atualmente: uma referência para os artistas locais e na democratização da cultura no Centro de Vitória.

O Projeto Entrelaços, que teve início com a “I Viradinha da Thelema”, tem o objetivo de dar continuidade aos projetos já existentes, criar novas atividades, fortalecer o diálogo entre agentes culturais, parceiros, artistas e a comunidade, além de abranger o maior número possível de participantes nas atividades culturais, que englobam ações como o Projeto Ensaios, com a apresentação de músicas autorais e Prosas Literárias de artistas locais ou residentes no Espírito Santo. Ambas as ações já são desenvolvidas pela produtora cultural da Thelema, Ruth Rangel.

O Entrelaços é realizado por meio do Edital de Programação Continuada de Espaços Culturais, da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

A Thelema

A Thelema foi inaugurada em fevereiro de 2018, em um espaço na rua Gama Rosa, Centro de Vitória. Em pouco tempo, o espaço cultural passou a ser referência para a classe artística e para o público, principalmente o da Capital, atraindo também pessoas de outros municípios da Grande Vitória. Assim, a estrutura física onde estava instalada se tornou pequena para a quantidade de pessoas que iam até lá participar das atividades e também para os projetos que estavam sendo propostos pelos produtores da Thelema e por artistas locais.

A solução foi encontrar um espaço maior para se instalar. Por isso, a partir de 2020, a Thelema passou a funcionar na rua Graciano Neves, também no Centro de Vitória, em uma edificação de quase 100 anos que passou muito tempo abandonada após a morte das quatro irmãs que ali habitavam: Oneide, Odaleia, Odete e Olga, todas pianistas. A Thelema se encontra ainda hoje neste imóvel.

Serviço:

Entrelaços - Projeto Ensaios: show com Edivan Freitas
Local: Espaço Thelema - Endereço: Rua Graciano Neves, 90, Centro, Vitória.
Horário: 20h
Preço: gratuito
Informações: @thelemact

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Schitine / Wigo Nunes / Julia Novais / Davi Batista
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard