01/12/2025 11h54

Com atrações culturais gratuitas, II Viradinha da Thelema acontece neste sábado

Neste sábado (6), a II Viradinha Thelema vai oferecer um dia inteiro de atrações culturais gratuitas, no Espaço Thelema, Centro de Vitória. O evento conta com feira cultural, performance, oficinas, exibição de documentário e apresentação musical. A II Viradinha faz parte da primeira edição do Projeto Entrelaços, por meio do qual foram realizadas centenas de atividades culturais gratuitas ao longo de todo o ano de 2025.

A primeira edição do Entrelaços, realizada por meio do Edital de Programação Continuada de Espaços Culturais da Lei Paulo Gustavo (LPG), da Secretaria da Cultura (Secult), buscou valorizar artistas que já integravam a agenda cultural da Thelema, muitas vezes de forma voluntária. O projeto terá prosseguimento com sua segunda edição, dessa vez por meio do mesmo edital da Secult, mas com recursos do Funcultura e da Lei Aldir Blanc.

Programação

A feira, que acontecerá durante todo o dia, terá início às 10h e contará com diversos expositores de artesanato, roupas, gastronomia e outros segmentos. A abertura será marcada pela performance de Danilo dos Anjos e Thais Almeida, com elementos da dança afro-brasileira e da dança contemporânea. A programação da parte da manhã contará com a oficina de Percussão, com Maicon 7Cordas, e com a oficina de Composição Descomplicada, ministrada por Eddu Souza. As inscrições para ambas já foram encerradas.

Às 17h30 será exibido o documentário “Waldo”, que destaca a construção poética de Waldo Motta e é dirigido por Diego Nunes e Fabrício Fernández. Após a exibição, haverá um bate-papo com o escritor. A obra trata de sua trajetória, mostrando-o como criador de um sistema de pensamento poético a partir de referências religiosas e mitológicas de origem judaico-cristã, budista e africana, além da filosofia dos povos indígenas Guarani.

Natural de São Mateus, no norte do Espírito Santo, Waldo Motta publicou seu primeiro livro, “Pano Rasgado”, em 1979. Na década de 1980 lançou outros títulos, como a coletânea “Eis o Homem”. Em 1996 publicou “Bundo e outros poemas”, finalista do Prêmio Jabuti em 1997. Vinte anos depois, recebeu a Comenda Maurício de Oliveira, concedida pela Prefeitura de Vitória.

Em 2015 lançou “Terra sem Mal”, pela editora Patuá, de São Paulo. Mais recentemente, em 2024, foi a vez de “Proezas de Jeowalda”, publicado pela Editora Cousa e Kabungo. A obra reúne poemas e “pensatas” (textos em prosa) inéditos, concebidos de acordo com o sistema de pensamento que o poeta erigiu ao longo dos anos, baseado em pesquisas e descobertas sobre o sagrado.

A programação se encerra com a apresentação da sambista Elaine Augusta, que interpretará músicas de ícones do samba, como Maria Rita, Dona Ivone Lara e Beth Carvalho, além de composições autorais de seu EP “Meu Santo Samba”: “Presente”, “Meu Santo Samba”, “Cadência Atrevida” e “Erê”.

A II Viradinha da Thelema faz parte do Projeto Entrelaços, que teve início em janeiro deste ano para comemorar os sete anos do espaço cultural. Desde então, a Thelema realizou diversas atrações culturais por meio dessa iniciativa. Sempre com sucesso de público, integraram a programação atividades como o Projeto Ensaios, com apresentações musicais de artistas capixabas e suas canções autorais, e o Prosas Literárias, com a participação de artistas que apresentaram suas obras.

A Thelema

A Thelema foi inaugurada em fevereiro de 2018, em um espaço na rua Gama Rosa, no Centro de Vitória. Em pouco tempo, o espaço cultural passou a ser referência para a classe artística e para o público, principalmente o da capital, mas também atraindo pessoas de outros municípios da Grande Vitória. Assim, a estrutura física onde funcionava tornou-se pequena para a quantidade de pessoas que frequentava o local e para os projetos propostos pelos produtores da Thelema e por artistas locais.

A solução foi encontrar um espaço maior para se instalar. Por isso, a partir de 2020, a Thelema passou a funcionar na rua Graciano Neves, também no Centro de Vitória, em uma edificação de quase 100 anos que permaneceu por muito tempo abandonada após a morte das quatro irmãs que ali habitavam: Oneide, Odaleia, Odete e Olga, todas pianistas. A Thelema se encontra até hoje nesse imóvel.

 

Serviço:

II Viradinha da Thelema

Data: sábado, 06 de dezembro

Horário: a partir das 10 horas

Local:  R. Graciano Neves, 90 - Centro, Vitória

Entrada gratuita.

 

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard