Circulação do espetáculo ‘Cadê Mafalda?’ terá início em Vitória e integra programação da 3ª Edição do Verão Cultural Sônia Cabral
![](/Media/Secult/_Profiles/c4d8c6e6/96d36a5/foto%20Mafalda%201.jpeg?v=638748671647772120)
O espetáculo ‘Cadê Mafalda?’ inicia suas apresentações pela cidade de Vitória, durante programação da 3ª Edição do Verão Cultural Sônia Cabral. Realizado pelo Grupo de Teatro Rerigtiba, com direção de Marcio Nascimento, o espetáculo teve estreia em 2023. A apresentação acontece no próximo domingo (16), às 16 horas, na Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória (com interprete de libras).
Dando continuidade às atividades de pesquisa e criação cênica, a companhia revisitou técnicas de processos anteriores compartilhadas em residências artísticas, como o teatro de formas animadas, a manipulação direta de bonecos, de objetos e o uso de máscaras. Adicionou ao seu repertório o inusitado teatro de sombras, criando uma obra inédita para o público infantil.
A montagem foi realizada com recursos do Edital Setorial de Teatro 013/2021, do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e a circulação pelo Edital de Artes Cênicas 010/2023, da Secretaria da Cultura (Secult).
Sinopse
“Cadê Mafalda?” é uma história sobre gentileza e aceitação, um olhar corajoso para um mundo em profundas mudanças, que nos oferece fantasia e encantamento; é uma obra esperançosa, que fala do respeito às diferenças e a capacidade de transmutação das coisas.
Mafalda é uma menina esperta, confiante e um tantinho "diferente": ela é permeável e capaz de olhar e agir na direção do outro, uma inspiração que faz “brotar” amizades inusitadas, um ser especial. Talvez você já tenha conhecido alguém assim: uma viajante, uma visita, um amigo que nos encontros que estabelece com outros seres busca o que há de melhor neles!
Processo de criação
É um espetáculo de teatro com linguagem mista, encenada com atores e atrizes do Rerigtiba, além de bonecos, máscaras e recursos do teatro de sombras, artes visuais e música. A dramaturgia foi desenvolvida em processo de pesquisa e criação coletiva, com direção de Márcio Nascimento (RJ), assessoria em teatro de sombras pelo especialista nesta técnica, Alexandre Fávero, da Cia Teatro Lumbra e fundador do Clube da Sombra, de Porto Alegre, e direção de arte de Carlos Alberto Nunes (RJ).
A jornada criativa utilizada neste espetáculo, além de uma abordagem técnica e metódica da criação teatral, envolve aspectos emocionais e pedagógicos, o resgate do jogo e a brincadeira para ver o mundo pelos olhos de uma criança, utilizando formas lúdicas de comunicação que trazem o encanto aos olhos do jovem espectador.
Sobre o Grupo Rerigtiba
Em atividade desde 1993, o Grupo de Teatro Rerigtiba se destaca no Espírito Santo pela sua contribuição contínua à arte teatral. Sediado em Anchieta, reúne artistas que investigam a linguagem cênica em suas variadas formas estéticas. Ao longo de mais de três décadas, consolidou-se por meio da pesquisa, intercâmbio e criação coletiva, práticas que definem seu processo de produção e encenação. O grupo celebra a diversidade teatral, engajando públicos de todas as idades em sua trajetória.
FICHA TÉCNICA:
No elenco: Danilo Curtiss, Marcelle Ludgero, Sara Lyra e Welida Pontes.
Direção: Marcio Nascimento
Roteiro: Marcio Nascimento, Sara Lyra e Welida Pontes
Produção: Telma Amaral
Figurino: Carlos Alberto Nunes
Confecção de figurino: Raquel Miranda
Cenografia e Criação de Objetos de Cena: Carlos Alberto Nunes
Assistentes de cenografia e adereços: Sara Lyra e Telma Amaral
Concepção e confecção de Máscaras: Telma Amaral
Concepção e Confecção da Boneca Mafalda: Maria Adélia
Desenho de figuras e assessoria em Teatro de sombras: Alexandre Fávero
Desenho de Luz: Daniel Boone
Montagem de Luz: Jeferson Spagnol
Operador de Luz: Murillo Pompermayer
Seleção de trilha Musical: Marcio Nascimento
Operador de som: Julia Campos
Voz do Dragão: Affonso Alvarenga
Vozes das Crianças: Clara Amaral, Pablo Prestes, Bernardo Sena, Maria Clara Ludgero, Maria Campos, Ester Campos e Miguel Malard
Designer Gráfico: Sheila Bressan
Assistente de produção: Jackie Cupertino
Interprete de libras: Meiriely Cancelieri
Realização: Grupo de Teatro Rerigtiba
Serviço:
Espetáculo de teatro Cadê Mafalda?
Grupo de Teatro Rerigtiba
Entrada gratuita
Classificação: livre
Informações: (28)98811-8468
Vitória
Dia: 16/2 – domingo
Horário: 16h
Com interprete de libras
Local: Casa da Música Sônia Cabral (Praça João Clímaco, Centro)
Anchieta
Dia: 30/3 – domingo
Horário: 19h
Local: Espaço Cultural Rerigtiba (Av. Oliveira,334, Justiça II)
Venda Nova do Imigrante
Dia: 5/4 – sábado
Horário: 16h
Local: Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi (Rua do Ipê, 38 - Vila Betania)
Guaçuí
Dia: 13/4 – domingo
Horário: 16h
Local: Teatro Fernando Torres (Av. Governador Francisco Lacerda Aguiar - s/n)
Afonso Cláudio
Dia: 27/4 – domingo
Horário: 16h
Local: Centro Cultural José Ribeiro Tristão (Av. Roberto Holunder, 774 -1126 - Campo Vinte)
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br