04/08/2025 14h22

Cinema em Família leva arte e reflexão ao Recanto do Ancião em Aracruz

O projeto “Cinema em Família” chegou ao bairro Itaputera, na periferia de Aracruz, com uma sessão especial no Recanto do Ancião, instituição de longa permanência que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. A ação integra um circuito itinerante que percorrerá oito municípios capixabas, levando filmes, oficinas e rodas de conversa a comunidades com pouco acesso à arte cinematográfica.

O Recanto do Ancião é mantido pela Fundação Social Monsenhor Guilherme Schmitz (FSMGS), com apoio da Prefeitura de Aracruz. “Cinema em Família” conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult). De caráter filantrópico, o local recebe pessoas com 60 anos ou mais — com ou sem grau de dependência —, oferecendo cuidado, proteção e assistência moral e material.

Com o objetivo de criar espaços de encontro, diversão e reflexão, o projeto “Cinema em Família” busca democratizar o acesso ao cinema, especialmente para famílias de estudantes em idade escolar. As sessões são gratuitas e pensadas para envolver todos os públicos com obras de temáticas diversas e acessíveis.

O cineclube itinerante vai passar também por Cariacica, Vitória, Vila Velha, Serra, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e Guarapari, priorizando comunidades remotas e periféricas. Além da exibição de filmes, cada evento conta com uma oficina artística com o tema ambiental “A Floresta”, uma apresentação da proposta cineclubista e um bate-papo com o público ao final da sessão.

Mais do que entretenimento, o projeto aposta no cinema como ferramenta de transformação social, ampliando repertórios, incentivando debates e aproximando histórias — numa experiência coletiva que estimula o pensamento crítico e a sensibilidade.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com  / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard