Cine Jardins recebe documentário ‘Aumbandan: A essência da umbanda em 40 anos de Estrela do Oriente’
Na terça-feira (14), acontece o evento de lançamento do curta documental ‘Aumbandan: A essência da umbanda em 40 anos de Estrela do Oriente’, que conta a história dos 40 anos do Centro de Umbanda Estrela do Oriente (CEUEO), localizado em Vila Velha. O evento é totalmente gratuito e acontece em duas sessões, às 20h30 e 21h30, no Cine Jardins, em Jardim da Penha, Vitória. Entre as sessões ainda acontecerá uma rodada de debate e conversas sobre a obra, junto da equipe técnica.
Voltada para pessoas interessadas em aprender sobre a cultura umbandista e sobre a cultura do Estado, o evento tem classificação livre e é aberto ao público em geral. Além disso, o documentário conta também com tradução em Libras e será exibido em local com acessibilidade por elevador e com banheiros adaptados. Após a exibição, o curta-metragem ficará disponível gratuitamente no YouTube. (Link)
O projeto visa não somente preservar o patrimônio imaterial e religioso da Umbanda no Espírito Santo, por meio da documentação em obra audiovisual da história do Terreiro, pela decoupagem dos vídeos e fotos já existentes, além de reunir novas gravações dos rituais (giras), entrevistas e depoimentos dos seus fundadores e integrantes, a fim de montar um material rico e pedagógico sobre a história, suas principais vertentes e as diferentes formas de se praticar a Umbanda no Brasil.
Por entender a relevância da preservação da cultura e da memória, neste caso manifestado pelos elementos religiosos de umbanda, que compõem a riqueza e diversidade das manifestações brasileiras, sobretudo capixabas, foi feita essa homenagem aos 40 anos de trajetória de uma casa espiritual umbandista, fortalecendo, assim, um cenário popular de menos preconceito e mais tolerância religiosa, que é a proposta deste projeto.
“O Centro de Umbanda Estrela do Oriente faz parte da história do Espírito Santo e preservar a memória é mais do que um esforço de recontar essa história tão importante, mas também de utilizar os recursos públicos para um bem social: colaborar com um cenário de respeito à diversidade religiosa lutando contra o preconceito religioso que, embora instituído por lei, não se vive no cotidiano em que umbandistas são constantemente vítimas de intolerância religiosa”, afirmou o diretor André Forecchi.
O projeto “Estrela do Oriente: 40 anos” é uma parceria entre o Coletivo OsViajero, a empresa capixaba Inorama Mundo Maker, e o Centro de Umbanda Estrela do Oriente (CEUEO), e é realizado com recursos do Edital Lei Paulo Gustavo, por meio da prefeitura de Vitória e da Secretaria da Cultura (Secult).
Centro de Umbanda Estrela do Oriente
O CEUEO foi fundado em cinco de outubro de 1983, e desde lá vem prestando consistente trabalho espiritual e também assistencialista às comunidades em estado de vulnerabilidade social do entorno (Bairro Riviera da Barra - Vila Velha).
O Centro busca, junto com o trabalho de outras religiões, saciar a busca pela paz interior, conexão com o Divino ou o alívio para as mazelas cotidianas, de ordem emocional, física ou espiritual.
Ficha técnica
DIREÇÃO AUDIOVISUAL
André Forecchi Giovanni
Marcos Vinícius Forecchi Accioly
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Luiz Paulo dos Santos Siqueira
ROTEIRO
André Forecchi Giovanni
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO
André Forecchi Giovanni
Marcos Vinícius Forecchi Accioly
OPERAÇÃO DE CÂMERA:
Luiz Paulo dos Santos Siqueira
Renan Calabrez
PRODUÇÃO EXECUTIVA
De Paula Produtora
MONTAGEM
William Chambela
TRILHA SONORA
Arthur Navarro Montanhese de Lima
IDENTIDADE VISUAL
Kristina da Costa Gonçalves
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO
Leandro Pereira dos Santos
Serviço:
Lançamento ‘Aumbandan: A essência da umbanda em 40 anos de Estrela do Oriente’
Data: 14/01 (terça-feira)
Horários: 20h30 e 21h30
Local: Shopping Jardins, R. Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, 262 - Jardim da Penha, Vitória - ES, 29060-120
O filme ficará disponível no youtube, no canal @osviajero.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Júlia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / maes.comunicacao@secult.es.gov.br