‘Centro Cultural Arte e Nós’: Ponto de Cultura abre inscrições para oficinas

O Ponto de Cultura “Centro Cultural Arte e Nós”, localizado na Região Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, está com inscrições abertas para cinco oficinas formativas gratuitas – artesanato em macrame, capoeira, libras, percussão e violão. São mais de 100 vagas, destinadas a maiores de 12 anos residentes na região Grande Terra Vermelha.
O projeto é realizado com o Edital 03/2025 – Espaços Culturais, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e da Politica Nacional Aldir Blanc, por meio do Ministério da Cultura (MinC).
As oficinas têm início neste sábado (27) e seguem até 20 de dezembro, cada uma com 30 horas de formação. Além disso, todos os materias para a realização serão disponibilizados pela instituição.
Inscrições para as oficinas:
On-line – Por meio deste LINK até 30/09.
Presencial – No “Centro Cultural Arte e Nós” até 27/09 (sábado).
Evento de lançamento
O lançamento do projeto acontece neste sábado (27), com uma programação que contará com a apresentação da equipe, exposição de artesanato e instrumentos percussivos, palestra sobre “Acessibilidade Cultural” com Suzana Lima e uma apresentação artístico-musical com Guilherme Irie e Otto Henrique. O evento, aberto e gratuito, também terá espaço para realização de inscrições para as oficinas.
Sobre as oficinas
- Artesanato em macramê
Horário: Quintas de 19 às 21h30.
Uma técnica de tecelagem que utiliza somente as mãos para entrelaçar os nós criando peças para decoração, acessórios, roupas dentre outros. A oficina será ministrado pela artesã e professora Dayane Brunoro.
- Capoeira
Horário: Sábados de 09h às 11h30.
A oficina será ministrada pelo professor Pé Preto.
- Libras (linguagem brasileira de sinais)
Horário: Sábados de 14 às 16h30.
Com o intuito de promover reflexões e fornecer meios para o entendimento da linguagem brasileira de sinaisfomentando a construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora. A oficina oferece 20 vagas para maiores de 15 anos, e será ministrado pela pedagoga e professora de Libras, Suely Lima.
- Percussão (música afro-indígena brasileira)
Horário: Sextas-feiras de 19h às 21h30.
A oficina sobre musicalidade percussiva será ministrada pelo artista e educador Guilherme Irie. Serão trabalhados ritmos como samba, reggae, maculele, congo, funk, rock, dentre outros.
- Violão
Horário: Quartas-feiras de 19 às 21h30.
A oficina será ministrada pelo artista Daniel Godoi. Não é necessário ter o instrumento musical.
Sobre o espaço
O Centro Cultural Arte e Nós é um espaço idealizado e construído, desde 2021, pelos moradores, educadores sociais e artesãos Dayane Brunoro e Guilherme Irie. Nos primeiros anos, foram realizadas atividades pontuais, promovendo a capoeira, o artesanato e a musicalidade afro-indígena brasileira para crianças, adolescentes e jovens da comunidade Grande Terra Vermelha.
A partir de 2024, o espaço passou por uma reforma e reestruturação que permitiu o desenvolvimento de diversas atividades formativas e artístico-culturais, abertas a todasa comunidade. Destacam-se os projetos de congo, artesanato, break dance, artes integradas, festivais, a formação do grupo Batuques do Terrão e a oferta de cursos profissionalizantes por meio do programa Qualificar ES.
Serviço:
Evento de Lançamento
Data: 27/09 (sábado)
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Arte e Nós – Avenida Jamaica, 43, Jabaeté – Vila Velha/ES
Entrada gratuita
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br