23/09/2025 13h38 - Atualizado em 23/09/2025 16h55

‘Centro Cultural Arte e Nós’: Ponto de Cultura abre inscrições para oficinas

O Ponto de Cultura “Centro Cultural Arte e Nós”, localizado na Região Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, está com inscrições abertas para cinco oficinas formativas gratuitas – artesanato em macrame, capoeira, libras, percussão e violão. São mais de 100 vagas, destinadas a maiores de 12 anos residentes na região Grande Terra Vermelha.

O projeto é realizado com o Edital 03/2025 – Espaços Culturais, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e da Politica Nacional Aldir Blanc, por meio do Ministério da Cultura (MinC).

As oficinas têm início neste sábado (27) e seguem até 20 de dezembro, cada uma com 30 horas de formação. Além disso, todos os materias para a realização serão disponibilizados pela instituição.

 

Inscrições para as oficinas:

On-line – Por meio deste LINK até 30/09.

Presencial – No “Centro Cultural Arte e Nós” até 27/09 (sábado).

Evento de lançamento

O lançamento do projeto acontece neste sábado (27), com uma programação que contará com a apresentação da equipe, exposição de artesanato e instrumentos percussivos, palestra sobre “Acessibilidade Cultural” com Suzana Lima e uma apresentação artístico-musical com Guilherme Irie e Otto Henrique. O evento, aberto e gratuito, também terá espaço para realização de inscrições para as oficinas.

 

Sobre as oficinas

  • Artesanato em macramê

Horário: Quintas de 19 às 21h30.

Uma técnica de tecelagem que utiliza somente as mãos para entrelaçar os nós criando peças para decoração, acessórios, roupas dentre outros. A oficina será ministrado pela artesã e professora Dayane Brunoro.

 

  • Capoeira

Horário: Sábados de 09h às 11h30.

A oficina será ministrada pelo professor Pé Preto.

 

  • Libras (linguagem brasileira de sinais)

Horário: Sábados de 14 às 16h30.

Com o intuito de promover reflexões e fornecer meios para o entendimento da linguagem brasileira de sinaisfomentando a construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora. A oficina oferece 20 vagas para maiores de 15 anos, e será ministrado pela pedagoga e professora de Libras, Suely Lima.

 

  • Percussão (música afro-indígena brasileira)

Horário: Sextas-feiras de 19h às 21h30.

A oficina sobre musicalidade percussiva será ministrada pelo artista e educador Guilherme Irie. Serão trabalhados ritmos como samba, reggae, maculele, congo, funk, rock, dentre outros.

 

  • Violão

Horário: Quartas-feiras de 19 às 21h30.

A oficina será ministrada pelo artista Daniel Godoi. Não é necessário ter o instrumento musical.

 

Sobre o espaço

O Centro Cultural Arte e Nós é um espaço idealizado e construído, desde 2021, pelos moradores, educadores sociais e artesãos Dayane Brunoro e Guilherme Irie. Nos primeiros anos, foram realizadas atividades pontuais, promovendo a capoeira, o artesanato e a musicalidade afro-indígena brasileira para crianças, adolescentes e jovens da comunidade Grande Terra Vermelha.

A partir de 2024, o espaço passou por uma reforma e reestruturação que permitiu o desenvolvimento de diversas atividades formativas e artístico-culturais, abertas a todasa comunidade. Destacam-se os projetos de congo, artesanato, break dance, artes integradas, festivais, a formação do grupo Batuques do Terrão e a oferta de cursos profissionalizantes por meio do programa Qualificar ES.

 

Serviço:

Evento de Lançamento

Data: 27/09 (sábado)

Horário: 19h

Local: Centro Cultural Arte e Nós – Avenida Jamaica, 43, Jabaeté – Vila Velha/ES

Entrada gratuita

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard