18/08/2023 16h46

Casa da Música Sônia Cabral recebe encontro com o MinC para debater sobre a Lei Rouanet

Odecir Costa e Henilton Menezes, do Ministério da Cultura (MinC), conduzem o encontro (Foto: Divulgação)

O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult), realiza na próxima quarta-feira (23), às 14h, um encontro estadual com proponentes e gestores culturais, na Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória. O principal objetivo da atividade é promover um debate aberto e construtivo sobre o novo arcabouço legal da Lei Rouanet, bem como discutir outros temas relevantes relacionados ao fomento indireto no campo da cultura.

Representando o MinC, participam do encontro o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes, e o diretor de Fomento Indireto, Odecir Costa. Ambos trazem contribuições para as discussões, para apresentar informações atualizadas sobre as políticas culturais, tirar dúvidas e ouvir as demandas do público presente.

“Conversar com os criadores em todas as regiões do país é fundamental para entendermos as necessidades da produção cultural nos territórios onde ocorrem. Apenas por meio do diálogo é possível promover uma gestão compartilhada do sistema de incentivo fiscal e, portanto, possibilitar o desenvolvimento do setor cultural do Brasil”, afirma Henilton Menezes.

Secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha ressalta que é muito importante a ação do ministério de visitar os estados e conhecer cada realidade local, reunindo patrocinadores, investidores e também fazedores da cultura, para um diálogo aberto, propositivo e construtivo acerca das políticas de incentivo à cultura.

“Historicamente, o Espírito Santo sempre teve muita dificuldade para captação de recursos por meio da Lei Rouanet. Estamos vivendo um momento, hoje, em que o MinC está empenhado na descentralização dos recursos para fora do eixo que se concentra em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais”, observa.

Segundo ele, apesar de o Espírito Santo fazer parte da Região Sudeste, que estatisticamente concentra a maior parte dos investimentos do setor cultural, o estado ainda tem pouca participação nessa fatia. “Com esse encontro, esperamos sensibilizar as empresas e também engajar bons projetos, para que possamos trazer para o estado mais recursos e mais atividades culturais financiadas pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet”, ressalta.

A Lei Rouanet desempenha um papel fundamental no fomento e incentivo à cultura no Brasil, e sua revisão recente reflete o compromisso do Ministério da Cultura em aprimorar os mecanismos de financiamento e apoio às atividades culturais em todo o país. Portanto, este evento é uma oportunidade única para os proponentes e gestores culturais se inteirarem sobre as mudanças e suas implicações.

O MinC tem realizado encontros em diferentes regiões do país, mobilizando um significativo número de participantes. Representantes da pasta já estiveram em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Porto Alegre (RS). É importante destacar que o evento é aberto a todos os proponentes e gestores culturais interessados em discutir os temas propostos. A participação é gratuita, porém, sujeita à capacidade do local.

Serviço:

Encontros Estaduais com Proponentes e Dirigentes Culturais

Data: 23/08 (quarta-feira)

Horário: às 14h

Local: Casa da Música Sônia Cabral, Praça João Clímaco, Centro, Vitória

As inscrições para participar podem ser feitas neste link



Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult-ES

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard