12/01/2026 16h50 - Atualizado em 12/01/2026 16h52

Casa Cousa realiza oficina sobre acessibilidade na literatura com Fabiani Machado no próximo sábado (17)

A Casa Cousa está com inscrições abertas para a oficina ‘Sentir para ler’, que trata da acessibilidade na literatura. A atividade acontecerá neste sábado (17), na Casa Cousa, no Centro de Vitória, das 10 às 12 horas e será ministrada pela consultora de desenvolvimento, equidade e inclusão, Fabiani Machado. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no link.

A ação é desenvolvida por meio do Edital nº 03/2025 - Espaços Culturais, da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal.

De acordo com Fabiani, a proposta é fazer com que as pessoas sem deficiência sensorial, como as de audição e visão, possam ter uma vivência próxima ao universo daqueles que têm deficiência. Ela relata que, em um dos momentos da oficina, será lido um conto e os participantes irão ter acesso a objetos que fazem parte da história, sentindo texturas, cheiros e ouvindo sons.

A consultora afirma que a oficina é uma forma de mostrar que cada pessoa pode colocar em prática ações voltadas para acessibilidade das pessoas com deficiência. Também possibilita a capacitação de educadores e do público em geral sobre a exploração do livro como objeto artístico tátil e sonoro.

“Fabiani tem percorrido todo o país com essa proposta de oficina e já tivemos a oportunidade de acompanhar em outros projetos. Ela nos traz o grande desafio que é fazer acontecer a inclusão, mais do que simplesmente cumprir etapas formais em projetos.  É um trabalho muito necessário”, diz o coordenador da Casa Cousa, Saulo Ribeiro.

Serviço:

Oficina ‘Sentir para ler’

Data: 17/01 (Sábado)

Horário: 10h às 12h

Local: Casa Cousa – R. Duque de Caxias, 121, Centro, Vitória

Inscrição AQUI

 

Contato para dúvidas: (27) 99956-0277

 

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
WhatsApp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)

E-mails: secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard