09/09/2025 15h42 - Atualizado em 09/09/2025 16h02

Casa Cousa abre suas ações na Duque de Caxias com realização de sarau

Nesta quinta-feira (11), às 18h30, a Casa Cousa realiza o sarau “Cada Lugar na sua Cousa” para marcar sua nova localização na rua das livrarias. O evento conta com a presença da escritora e integrante da Academia Cariaciquense de Letras (ACL), Kátia Fialho, e também com apresentação do cantor Edivan Freitas, que mistura canções autorais e releituras.

A proposta da Casa Cousa é realizar atividades como sessões de cineclube, conversa com autores, oficinas, rodas de leitura, saraus, conversa com editores, tendo como convidados pessoas do Espírito Santo e de outros estados brasileiros. O espaço cultural faz parte da editora Cousa, que, em outubro, completa 16 anos, sendo 12 deles voltados para atividades na rua, além de presença física em espaços e em itinerância.

“Essa mudança para a rua Duque de Caxias é uma fase de ocupar uma rua historicamente ligada ao movimento editorial e livrarias, voltando para lá com livraria de rua e sediando eventos da Casa Cousa”, diz o coordenador da Cousa, Saulo Ribeiro, que recorda sua passagem por uma livraria da Duque de Caxias. “Comecei no livro na livraria da Ilha, com Sérgio Blank, que foi meu primeiro tutor para entender o que é livro, o que é leitura e como se faz isso”, destaca.

Além disso, a Casa vai abrigar a Livraria Catraia, com livros novos e usados de literatura e Ciências Humanas. Será comandada pelo livreiro Gabriel Nascimento, com a proposta de Ser uma “vitrine para autores do Espírito Santo”.

A programação desta quinta-feira (11) será a primeira de uma série de atividades literárias a serem desenvolvidas gratuitamente por meio do Edital de seleção de projetos nº 03/2025, do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (Minc).

Sobre os convidados

Kátia Fialho

Além de escritora, é graduanda em produção cultural e atuou como Agente de Leitura do projeto Lugares de ler, no território de Nova Rosa da Penha. Também é Embaixadora para o livro, leitura e diversidade da entidade Humaniza Brasil. Realiza oficinas literárias em unidades prisionais capixabas desde 2023 e é autora de obras como Minha Cariacica e Vila Velha: onde tudo começou!?.

Edivan Fretas

Cantor, compositor, violonista e educador. Lançou seu primeiro álbum autoral, Andante, em 2011. Dança da Fala (2018), seu segundo disco, com participação de grandes nomes da música brasileira, como o músico e intérprete Zé Renato (Grupo Boca Livre) e o violoncelista Lui Coimbra. Em 2024, teve a canção “Motumbá”, em parceria com Marcos Ramos homenageando o sambista Arlindo Cruz, lançada nacionalmente pela cantora Fabiana Cozza (SP), obtendo ótimas críticas em diversos veículos nacionais especializados em música, como o Blog de Mauro Ferreira, G1/Globo.  

Serviço:

Data: Quinta-feira (11/09)

Horário: 18h30

Local: Centro Cultural Casa Cousa – Rua Duque de Caxias, 121, Centro de Vitória

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard