28/05/2021 09h27 - Atualizado em 28/05/2021 09h54

Caravana Combiousa promove literatura no Espírito Santo


O projeto, realizado de forma virtual devido à pandemia, contará com saraus, entrevistas com escritores capixabas e doações de obras para bibliotecas públicas.

  

Mais do que distribuir livros, promover o acesso à cultura é o objetivo do projeto Caravana Combiousa, uma ação de difusão literária que visa a valorizar e divulgar a literatura produzida no Espírito Santo. A iniciativa, que inclui também nomes de autores de fora do Estado, foi aprovada pelo edital de Artes Integradas da Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Lei Aldir Blanc. O objetivo é alcançar públicos das regiões norte, centro e sul capixabas e também em âmbito nacional.

Inicialmente, o projeto seria desenvolvido em formato presencial, com visitas a seis municípios capixaba. Contudo, devido ao atual cenário da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), que exige distanciamento social, entre outras medidas que visam a preservar vidas, a programação do Caravana Combiousa teve que se adaptar ao ambiente virtual.

Assim, o sarau “Cada Lugar na sua Cousa” será realizado nas plataformas digitais, nos canais da Editora Cousa no Instagram e no YouTube. O sarau é inspirado nos eventos promovidos na calçada da Cousa, na Rua Sete, no Centro de Vitória. Já estão nas redes da editora as participações de Maria Amélia Dalvi, João Morais, Suely Bispo, Henrique Rodrigues, Salsa Brezisnki e Lidos Loschi. Ao todo, participarão 22 poetas do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia. Entre esses convidados estão Mariana Lanelli, Cida Pedrosa (vencedora do Jabuti), Isabella Mariano e Carlos Fonseca. 

  O sarau “Cada Lugar na Sua Cousa” é postado sempre às segundas, quartas e sextas-feiras. Os episódios da websérie começam a ser veiculados em junho, um a cada sábado. As atividades podem ser acompanhadas no canal da Cousa no YouTube https://youtube.com/EditoraCousa e também no Instagram @editoracousa. 

Além do sarau, haverá ainda o “Fazendo Literatura Em...”, uma pequena entrevista com escritores de seis cidades capixabas: Ana Cristina Santos, de Pedro Canário; Salomão Silva Pinto (Sosó), de Conceição da Barra; Fabiane Taylor, de Piúma; Stel Miranda, de Vitória; Facção Inversa, de Guarapari; e Aluízio Ferreira Sueth, de Alegre. Esses encontros, a exemplo do sarau, acontecerão no ambiente virtual. O escritor Caê Guimarães, atual vencedor do Prêmio Sesc de Literatura, conduzirá o bate-papo dessa ação.

O projeto contará também com doações de kits com obras de autores do Espírito Santo para bibliotecas públicas das seis cidades contempladas. Os exemplares serão entregues dentro de uma pequena réplica da Combiousa (a Kombi da editora Cousa), feita em crochê pelo estúdio criativo Amanita. As doações serão entregues na Kombi do projeto, a Combiousa, literalmente um veículo de difusão literária guardado por uma estátua do personagem literário Dom Quixote, da obra de Miguel de Cervantes.

Informações à imprensa:

Editora Cousa: (27) 999560277

 

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es/

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard