16/10/2024 14h04

Capixaba cria projeto que une música e yoga para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes capixabas terão a oportunidade de conhecer a prática de yoga durante o mês de outubro, em projetos sociais nas cidades de Vitória, Aracruz e São Mateus. O projeto Expresso Sonoro leva ao público a série de apresentações chamada “Unidade na Diversidade”, que acontece entre os dias 9 e 30 de outubro. A atividade é direcionada aos institutos que trazem como público-alvo crianças e adolescentes. Idealizados pelo professor Lucas Eller, músico e instrutor de yoga, os encontros consistem em dinâmicas de participação ativa do público e conduzidas de forma musical. A prática envolve o uso do corpo e da voz como ferramentas de conexão e expressão.

Para os interessados na experiência, no dia 6 de novembro (quarta-feira), às 19h, acontece aula aberta na página do projeto no YouTube: https://www.youtube.com/@expresso.sonoro. A iniciativa foi contemplada no Edital de Difusão Musical - Circulação Estadual 2023, da Secretaria da Cultura (Secult).

As localidades escolhidas para a apresentação musical também refletem a trajetória de engajamento social do artista, que se preocupa com distintos cenários de desigualdade social e descriminação. Foram escolhidos os locais:  ONG Secri e Instituto Luiz Braille, em Vitória; Centro Cultural Araçá, em São Mateus; e Projeto Girassol, em Aracruz.

O projeto consiste em uma vivência que revela o poder do som como ferramenta de autoconhecimento e expressão coletiva. Tem como objetivo ampliar a conexão consigo, com o outro e com o grupo por meio de uma abordagem lúdica. Já o formato concerto-prática surge em 2024 e inclui dinâmicas inspiradas nos jogos teatrais, em que o público assume o protagonismo e, ao mesmo tempo, permite ser conduzido pela música e pelos sons.

“Trata-se de uma meditação ativamente divertida que nos lembra a importância de levar a brincadeira (o jogo) a sério – em vez de ficar tão sério que não se permite brincar. O projeto une o desejo de estar no palco, a vontade de fazer som, a condução da prática de yoga e o divertimento dos jogos teatrais. Músicas autorais e inéditas estão no repertório do show. Cada música com uma dinâmica diferente, de participação ativa do público”, explica Lucas Eller.

A equipe do projeto é formada por Lucas Eller (voz e violão), por Um Corpo Só (direção criativa, figurino, palco e iluminação), Camila Ho (design), Gabriel Bebici e Ton Lopes (técnico de som), Aline Moura (fotografia) e Elizabeth Matos Ribeiro (intérprete de libras) e André Forechi (produção executiva).

Conheça Lucas Eller

Capixaba e professor de yoga com mais de 10 anos de atuação em escolas, empresas e instituições, Lucas Eller é também músico e estudante de yoga do som, na Escola Nāda Brahman Internacional. Atuou nos projetos Orquestra Pop & Jazz - IFES, Homenagem aos Meus Heróis (Allan Eller), Coro Cênico Sesc Glória, Banda Pura Vida, Ferna Jazz (Santa Jazz) e Prato da Casa Festival. Trabalhou como instrutor de yoga no Núcleo Varanasi de Shivam Yoga, Duetto, Narayan, ONG Secri - Serviço de Engajamento Comunitário, além de sessões ao ar livre no programa Yoga na Praia e na Jequitibá Residência Assistida. Leciona na Escola Monteiro (Fund II e Ensino Médio) e Madan Educação (Pré-Vestibular) e inaugura seu movimento como professor e artista de yoga do som. Lança seu primeiro álbum “Unidade na Diversidade”, em 2024.

“Unidade na Diversidade” - Prática de yoga e música

Dia: 6/11 (quarta-feira)
Horário: 19h às 20h30
Classificação indicativa: livre