Braços Vazios: violência contra jovens é tema de curta-metragem que estreia dia 25 no Cine Metrópolis
As consequências da violência no ambiente familiar retratada sobre as lentes sensíveis de uma diretora capixaba. Esta é abordagem do curta-metragem Braços Vazios, da diretora Daiana Rocha, que estreia na quarta-feira (25), a partir das 19 horas, no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. A entrada é franca. Após a exibição, haverá um bate-papo com a diretora e convidados. A obra foi contemplada com o Edital 029/2017 - Finalização da Produção de Obras Cinematográficas, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Mesclando o gênero documentário e ficção, o filme narra a história de Vera, moradora de um bairro de periferia de uma grande capital e mãe do jovem Carlos, de apenas 16 anos, morto de forma trágica. O trauma da perda do filho a faz isolar-se dos amigos e familiares. Até encontrar um bilhete que pode ser o recomeço de uma nova vida.“Abordar um tema como esse, do extermínio da juventude negra, não é tão simples. Elaborar uma narrativa a partir do ponto de vista das mães que tiveram seus filhos assassinados foi um desafio imenso”, afirma a diretora.
Violência contra a juventude
Braços Vazios é resultado do trabalho final do curso Cinema e Audiovisual cursado pela diretora, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Segundo ela, a ideia do filme surgiu depois da notícia do assassinato de cinco jovens da comunidade de Costa Barros no Rio de Janeiro, por policiais militares. O carro em que os jovens estavam foi alvejado com mais de 50 tiros de fuzil.
“Depois que li a notícia, isso ficou na minha cabeça. Eu precisava falar”, relata Daiana. De acordo com a Anistia Internacional, 77% dos jovens assassinados no país são negros. O relatório da CPI do Assassinato de Jovens revelou, com base do Mapa da Violência publicado em 2016, que um jovem negro é assassinado a cada 23 minutos no Brasil.
Serviço:
Braços Vazios - Lançamento oficial
Data: 25/04
Horário: 19h00
Local: Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Goiabeiras, Vitória.
Convidados: Lula Rocha (Círculo Palmarino), Thaís Amorim (Coordenadora do MUCANE) e Mc Thug.
Contatos:
Diretora: Daiana Rocha - 27 99752-2702
Produtor executivo: Adriano Monteiro - 27 99799-6033
E-mail: filmebracovazios@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/filmebracosvazios/
Assessoria de Comunicação da Secult
Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627
Facebook: secult.espiritosanto
Texto: Danilo Ferraz