16/05/2018 16h04

BPES: Memória e poesia de Tércio Moraes nesta quinta-feira (17)

Angústias, desejos amorosos e o convívio com a esquizofrenia. Estes são os pontos centrais do livro de Tércio Ribeiro de Moraes, “Meu olhar ácido e lisérgico”, que será lançado nesta quinta-feira (17), às 19h, na Biblioteca Pública do Espírito Santo. O trabalho é uma coleção de poemas inéditos do escritor, selecionados e publicados dez anos após o seu falecimento.

Como o próprio título sugere, “Meu olhar ácido e lisérgico” é um relato póstumo do poeta repleto de subjetividades. Em seus poemas, escreve sobre a solidão provocada pela esquizofrenia e a melancolia de não conseguir, devido à doença, se relacionar com seu “objeto de desejo” - no caso, as mulheres. E, como bem definiu o escritor Eduardo Madeira (“Bichos que Habitam as Frestas”) no prefácio da obra, a musa do poeta é um pouco da “mulher contemporânea”: taciturna e de hábitos boêmios.

O lançamento do livro só foi possível por meio de um trabalho conjunto entre familiares e amigos. Alfredo Andrade, da Editora Cândida, compôs gratuitamente o projeto gráfico do livro, enquanto a mãe de Tércio, Wanda Ribeiro dos Santos, preservou todo o seu acervo e custeou a tiragem dos exemplares. O organizador da edição - e amigo pessoal, Reinaldo Santos Neves, apresenta a trajetória do capixaba como uma forma de celebrar sua memória. “Incapacitado como ser social, o que sobrou de Tércio foi o ser poeta. Sua obra poética é, portanto, seu testamento e seu testemunho”, ele escreve.

QUEM FOI TÉRCIO

Tércio Ribeiro de Moraes nasceu em Vitória, Espírito Santo, em 23 de novembro de 1955, e morreu também em Vitória em 4 de maio de 2008. Desde cedo dedicou-se à literatura, tanto em verso como em prosa. Sua peça infantil No reino do rei reinante, escrita aos catorze anos, teve montagens em 1970, 1980 e 1997, por diferentes grupos teatrais. Foi poeta prolífico, mas só publicou um livro, Poemas terceiros, de 2001. O site Estação Capixaba, em parceria com a Editora Cândida, lançou em 2017 o livro online Também e sempre e antes e nunca, organizado por Reinaldo Santos Neves, reunindo todo o conteúdo de Poemas terceiros e mais uma parte dos inéditos. O restante de sua poesia está em Meu olhar ácido e lisérgico.

Serviço:

Lançamento do livro “Meu olhar ácido e lisérgico”, de Tércio Ribeiro de Moraes.

Data: 17/05/2018

Horário: 19h

Entrada gratuita.

Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo Levy Cúrcio da Rocha (BPES). Endereço: Avenida João Batista Parra, 165, Enseada do Suá, Vitória.

 

Texto: Maria Fernanda Conti

Estagiária de Comunicação da Biblioteca Pública do Espírito Santo – BPES

comunicacaobpes@gmail.com

Telefone: (27) 3731-9350

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard