28/05/2018 10h08 - Atualizado em 28/05/2018 10h09

“Bom Sujeito” no Palácio da Cultura Sônia Cabral : Entre a Espanha e o Brasil, há o Flamenco, o samba e o carnaval

A dançarina Ivna Messina funde e confunde os limites entre os cartões – postais sonoros da Espanha e do Brasil para dar origem ao espetáculo “Bom Sujeito”, em cartaz, nos dias 9 e 10 de junho, no Palácio da Cultura Sônia Cabral. Estreado em 2016, a apresentação é um desdobramento do projeto “Isso não é flamenco”, realizado desde 2012, que coloca em diálogo o flamenco com diferentes linguagens artísticas.

A obra aborda uma mulher sozinha, de ressaca, que recupera as memórias do último carnaval, e passa por diversos estados corporais e emocionais, interpretando elementos que conectam os universos do Flamenco ao Samba, como a bata de cola (tradicional vestido de dança flamenca com cauda longa), a famosa bailarina de Can-Can Carmen Miranda, uma Porta-Bandeiras e o som da bateria de escola de samba sugerido através de seu sapateado.

A apresentação mistura as manifestações artístico-culturais estrangeiras e brasileiras, buscando seus pontos em comum corporais, sonoros, e musicais. Dessa forma, além da  busca pela aproximação de dois universos de origens populares e miscigenadas, a artista também questiona a tradição e a pureza, botando também em xeque sua própria prática, pelo ponto de vista da cópia e representação.

“Bom sujeito” foi aprovado via Instrução Normativa 001/2017, com direção cênica de Fernando Marques, direção musical de Letícia Malvares e Roberto Monteiro, dramaturgia, coreografia e interpretação de Ivna Messina.

CHAMADA PÚBLICA DE OCUPAÇÃO DO PALÁCIO DA CULTURA SÔNIA CABRAL:

Espetáculos de teatro, música e dança foram selecionados, via Instrução Normativa, para se apresentarem no palco do Teatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, até julho/2018. A seleção foi feita por uma comissão de pauta, que levou em conta a relevância do projeto, o potencial de realização da equipe envolvida e o efeito multiplicador que ele  desenvolve. O resultado final foi publicado no Diário Oficial dia 16 de março e pode ser lido no site da SECULT (www.secult.gov.es). “O processo de seleção passou por várias etapas e foi feito de forma transparente. A comissão selecionou produções de qualidade para o público capixaba, englobando música, teatro e dança”, transitando do clássico ou popular declarou a diretora do Teatro Carlos Gomes, Charlene Bicalho. A comissão de pauta foi formada por Charlene Bicalho, Rafael Schimer Francisco, Rafaela Vilela Vagmaker, Renan Cunha Araujo e Vinicius Fabio Ferreira Silva.

PALÁCIO DA CULTURA SÔNIA CABRAL ABERTO PARA VISITAÇÃO

O Palácio da Cultura Sônia Cabral está de portas abertas para receber alunos da rede pública e privada de ensino, de terça a sexta, das 10h às 17h. Agendamentos via o telefone 3132-8399.

SERVIÇOS:

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral
Data: 9 e 10 de junho
Horários: 19h
Classificação: Livre
Duração: 35 minutos
Ingressos: R$ 20,00 (inteira)
R$ 10,00 (meia)
Bilheteria: 11h às 18h, de terça a sexta e finais de semana com espetáculos.

Texto: Carla Bianca Correa Nigro
pautacarlosgomes@secult.es.gov.br
Tels.: 3132-8399
Facebook: teatrocarlosgomes
Instagram: tcg.es

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard