17/07/2017 16h36 - Atualizado em 19/07/2017 14h23

Biblioteca Pública Estadual recebe a exposição “Carlos IV: Imperador de Quatro Tronos”

O público capixaba vai poder conferir a história de um dos nomes mais intrigantes da Europa Central no século XIV. A Biblioteca Pública do Espírito Santo Levy Cúrcio da Rocha (BPES), na Praia do Suá, recebe a exposição “Carlos IV: Imperador de Quatro Tronos” na próxima sexta-feira, 21 de julho, às 19h. Promovida pelo Consulado Geral da República Tcheca em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a BPES, a mostra é composta por 14 painéis e 5 bustos que apresentam a vida do  monarca Carlos IV, de acordo com pesquisas históricas e  antropológicas feitas pelo Consulado. A entrada é franca.

 A exposição já passou por diversos estados no país e apresenta retratos, escritos e documentos sobre o reinado do monarca. Personagem famoso na República Tcheca, Carlos IV se empenhou em fazer de Praga um digno centro do poder real e imperial. Filantropo, escritor e apreciador da arte, uma das marcas de sua administração foi possuir entre seus enfoques, a cultura e a educação como bases primordiais. 

 A fala de abertura ficará por conta do secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcellos. Já estão confirmadas as presenças da Cônsul-Geral do Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo, Pavla Havrlíková, e do Cônsul Honorário da República Tcheca no Espírito Santo, Odilon Borges Junior. 

 Carlos IV

Nascido como Venceslau, em 1316, na cidade de Praga, Carlos foi rei da Germânia (a partir de 1346), da Boêmia (a partir de 1347), da Itália (a partir de 1355), conde de Luxemburgo (1346 a 1353) e imperador do Sacro Império Romano-Germânico entre 1355 e 1378, ano de sua morte.

 Deu origem a vários monumentos históricos como, por exemplo, a Catedral de São Vito, no Castelo de Praga. Alguns deles hoje levam seu nome, como a Ponte Carlos ou a Universidade Carolina, em Praga, o majestoso Castelo de Karlštejn, perto da capital, e a cidade balneária de Karlovy Vary, no oeste do país.

 

Serviço:

Exposição “Carlos IV: Imperador de Quatro Tronos”

Abertura: 21 de julho (sexta-feira)

Horário: 19 horas

A exposição vai até 21 de agosto.

Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), Avenida João Batista Parra, 165, Enseada do Suá, Vitória.

*Entrada franca.

 

Texto: Danilo Ferraz

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard